Resumen:
Neste trabalho apresentamos uma investigação que teve por objetivo identificar e analisar as propostas educativas de articulação museu-escola elaboradas por um grupo formado por professores de Física da educação básica e educadores de um Centro de Ciências. Para isto selecionamos uma professora de Física da rede pública do estado de Minas Gerais e dois mediadores e um docente do Espaço InterCiências, Centro da Universidade Federal de Itajubá. Para coletar informações utilizamos as técnicas do Grupo Focal, e para os procedimentos de análise nos apoiamos na Análise de Conteúdo. Foram realizadas três sessões do grupo, entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Observamos que os mediadores tendem a avaliar sua
atuação no Centro de Ciências sob dois pontos de vista distintos, ora como educadores de um espaço não-formal, ora como futuros professores de Física. Notamos ainda que os mediadores atingiram uma melhor compreensão acerca de seu papel durante as discussões acerca da relação museu-escola, quando estes sujeitos puderam dialogar com um docente da educação básica e compartilhar com ele suas expectativas para uma atividade museal. Além disso, apesar do grupo ter concordado que uma parceria entre escola e Centro de Ciências seria a opção ideal para atividades educativas mais organizadas, efetivar tal ideia se mostrou uma tarefa muito complexa. O diálogo entre os sujeitos levantou diversos obstáculos para a realização de parcerias educativas, e a proposta que ganhou força dentre eles apresentou características muito distintas daquelas que geralmente ocorrem em espaços desta natureza. Dentre tais características se destacaram o fato de os professores da educação básica não participarem em nenhuma etapa das
atividades bem como as ações atribuídas aos mediadores, que se mostraram distantes das práticas museais a que estão habituados. Além disso, verificamos que os sujeitos demonstraram uma compreensão de parceria museu-escola muito distinta daquela indicada na literatura, propondo ações em que a relação entre estas instituições não é equilibrada.