Resumo:
Esta Tese discute o problema de recomposição de sistemas elétricos de potência. Aspectos relacionados à teoria de sistemas dinâmicos são revistos e discutidos durante a desenvolvimento da modelagem do sistema. A formulação extrapola a formulação ordinária do fluxo de potência e considera as equações dinâmicas das máquinas, definindo o equilíbrio completo do sistema. O modelo utilizado permite, por sua vez, identificar bifurcações de Hopf e sela-nó no sistema elétrico de potência. Baseada na teoria de autovalores, o autovetor à esquerda associado ao autovalor crítico do sistema pode ser utilizado para identificar ações de controle no sistema, uma vez que traz informações sobre a sensibilidade dos parâmetros. Assim, uma aproximação do autovetor à esquerda, baseado no vetor tangente obtido durante o Método da Continuação é proposta, de forma a identificar ações de controle que melhorem a estabilidade do sistema. A formulação do equilíbrio completo do sistema é então estendida de forma a permitir o controle da defasagem angular entre duas barras do sistema através do redespacho de potência ativa para o fechamento em anel do sistema. Para melhorar o desempenho da metodologia proposta, é descrito um procedimento para determinar os fatores de sensibilidades dos geradores baseados no vetor tangente do sistema. Os testes das metodologias propostas são conduzidos no sistema New England de 39 barras, disponível na literatura.