Resumen:
Este trabalho descreve uma proposta de elaboração, aplicação e análise de um Módulo Didático que aborda o tema Efeito Fotoelétrico. O público alvo escolhido para aplicação é formado por alunos do último ano do Ensino Fundamental, já que há poucos trabalhos na área de Ensino de Física que se preocupam com a introdução da Física Moderna nesta etapa da Educação Básica. O Módulo Didático é constituído por três aulas, que foram embasadas metodologicamente nos Três Momentos Pedagógicos. A escolha do Efeito Fotoelétrico advém da Teoria dos Campos Conceituais, vista como instrumento que pode auxiliar no planejamento e na análise de atividades de intervenções didáticas. Nesta perspectiva, são criadas Situações dentro do Módulo Didático, no sentido de tarefas a serem realizadas, de onde serão investigados quais são os Conceitos-em-ação e os Teoremas-em-ação referentes ao tema Efeito Fotoelétrico elencados pelos alunos e como tais Invariantes operatórios se aproximam de conceitos e teoremas científicos. A organização dos dados é apoiada pela Análise de Conteúdo.