Resumen:
Este trabalho pretende analisar a função desempenhada pelas variáveis divulgadas no exame Enade e no Censo da Educação Superior na nota Enade. O objetivo principal deste estudo concentra-se em entender o impacto destas variáveis no desempenho dos cursos de graduação das universidades públicas credenciadas pelo Ministério da Educação em atingir a nota máxima neste exame. Para atingir este propósito, foi utilizado a técnica de Análise Envoltória de Dados (AED) com variáveis flexíveis, não-discricionárias e limitantes
orientado a output. Como resultado deste estudo, concluiu-se que as variáveis que mais contribuíram, isoladamente, para um melhor desempenho no Enade, foram: Proporção de
docentes Mestres, Proporção de docentes Doutores e Regime de dedicação dos docentes
que ministram aulas para os cursos de graduação. Estes resultados podem fornecer informações para o apoio à gestão das Instituições de Ensino Superior, além de possibilitar
ao Inep priorizar quais dados devem ser coletados para gerar informações estatísticas que
auxiliam na tomada de decisão.