Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias para o aumento de rendimentos de catadores de materiais recicláveis com uso da Simulação a Eventos Discretos.
Autor(es): FERREIRA, Rafael Costa
Abstract: A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305 promulgada em 2010, previa uma série de diretrizes e metas que corroboravam para que até 2014 todos os lixões a céu aberto no Brasil fossem extintos. Para tal, era destacada nesta lei a importância da implantação de programas de Logística Reversa (LR) com a inserção de associações de catadores de materiais recicláveis. No entanto, grande parte dessas associações apresentam problemas financeiros, muitos destes pelo fato de venderem os materiais recicláveis para intermediários em vez de diretamente às indústrias recicladoras, diminuindo assim o rendimento dos associados e a continuação destes projetos. Além disso, a maioria das associações de catadores apresentam baixa eficiência e baixa produtividade, o que faz com que grande volume de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) não sejam reaproveitados na cadeia produtiva e, desta forma, tendo sua disposição final em lixões. Por estas razões, o objeto de estudo dessa pesquisa é uma associação de catadores de materiais recicláveis, ACIMAR, e o objetivo deste trabalho é a utilização da a Simulação a Eventos Discretos (SED) para propor e elaborar estratégias que possam aumentar a renda mensal dos catadores, com a análise da venda direta às indústrias recicladoras próximas. A vantagem da utilização da SED é que esta permite observar o comportamento de um modelo ao se fazer alterações nos parâmetros de suas variáveis sem a necessidade de uma interferência no sistema real. O projeto teve a participação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP) e dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Logística, LOGtrans. Uma análise de cenários foi feita aumentando a taxa de coleta de RSU em 20%, 40% e 60%, e foram discutidos os impactos da utilização dos galpões cobertos da ACIMAR no armazenamento exclusivo de fardos de papel, papelão e embalagens longa vida. Houve a comparação entre a venda dos materiais recicláveis para recicladoras em detrimento da venda destes materiais para atravessadores. Também foram analisados cenários que avaliavam a possibilidade da ACIMAR operar de forma autônoma, sem nenhum vínculo com a prefeitura, e, por fim, também foram discutidas as vantagens da coleta seletiva de cidades do Sul de Minas Gerais integrantes de um consórcio intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (GRSU). Percebeu-se que a associação pode aumentar seus ganhos com a ampliação da sua área coberta, adicionando ganhos mensais de R$729,00 para cada catador. Conclui-se também que a possibilidade da associação manter-se sem ajuda da prefeitura diminui os ganhos dos catadores para níveis abaixo aos de um salário mínimo. Por fim, calculou-se que a reciclagem feita pela coleta seletiva da ACIMAR em um ano permitiu que mais de R$504.000,00 fossem economizados e que, mais de 700 toneladas de materiais recicláveis não fossem mais destinadas ao lixão de Itajubá.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: FERREIRA, Rafael Costa. Estratégias para o aumento de rendimentos de catadores de materiais recicláveis com uso da Simulação a Eventos Discretos. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
Data do documento: Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ferreira5_2017.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.