Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1358
Tipo: Tese
Título: Modelo de negócios de servitização na indústria aeronáutica.
Autor(es): SALOMON, Maria Fernanda Barbato
Abstract: A inovação em modelos de negócios tem recebido atenção da academia e da indústria devido à difusão que este tema tem alcançado em diferentes áreas. Uma dessas áreas contempla a abordagem de serviço em modelos de negócios tradicionais. Ou seja, indústrias com características de fabricação e que possuem um modelo de negócios bem estabelecido começam a mover-se em direção a um novo modelo de negócios que integra produto e serviço. Esta orientação para um novo modelo de negócios focado em serviços representa uma nova perspectiva de satisfazer aquilo que realmente é considerado valor para o cliente. Na presente pesquisa, é abordado o valor do uso em vez da apropriação do bem em sua totalidade no caso de uma economia voltada para o compartilhamento de aeronaves. Considerando uma indústria de helicópteros, cujo principal modelo de negócios é a fabricação e venda destas máquinas, uma nova orientação de valor ao cliente irá requerer uma nova configuração de modelo de negócios que leve em conta as características e as especificidades do setor aeronáutico, como o atendimento a regulamentos específicos. Este estudo tem, portanto, o objetivo de propor um modelo de negócios sob a abordagem de servitização na indústria aeronáutica, baseado nos principais elementos identificados na literatura. Através de um Método de Tomada de Decisão Multicriterial, o AHP (Analytical Hierarchy Process), um conjunto de elementos foi priorizado por doze especialistas, a fim de construir um modelo de negócios em propriedade compartilhada para o caso de uma indústria brasileira fabricante de helicópteros. Os resultados indicam dez elementos para compor o modelo de negócios: (1) proposição de valor, (2) clientes, (3) valor capturado, (4) desenvolvimento de serviço, (5) envolvimento com o cliente, (6) vendas, (7) gestão da rede de relacionamento, (8) infraestrutura de back-office e TIC, (9) integração produto-serviço e (10) fornecedores. A implicação prática deste estudo indica uma oportunidade para impulsionar a integração de produto e serviço na indústria aeronáutica, especialmente utilizando o método AHP para construção do modelo de negócios. O estudo preenche um gap sobre como um modelo de negócios é estruturado em um contexto de servitização, especialmente em um setor industrial originalmente considerado de fabricação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: SALOMON, Maria Fernanda Barbato. Modelo de negócios de servitização na indústria aeronáutica. 2018.111 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1358
Data do documento: 23-Mar-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018014.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.