Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2007
Tipo: Dissertação
Título: Competências para os Gerentes de Projetos da Construção Civil.
Autor(es): GABRIEL, Lucas Catalani
Abstract: O Gerente de Projetos (GP) lidera as equipes responsáveis na etapa de execução do projeto e tem por responsabilidade garantir que todos os objetivos sejam alcançados. O presente trabalho visou contribuir para a teoria, identificando quais as competências demandadas para os gerentes de projetos brasileiros pela construção civil. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma revisão sistemática da literatura. As bases de dados pesquisadas foram a Web of Science® e Scopus®. A segunda etapa consistiu na elaboração de um questionário utilizando-se os principais conceitos encontrados na teoria para entrevistar o público alvo. Baseando-se na revisão da literatura, os principais atributos de sucesso de projetos de empresas de construção civil são: entrega dentro do cronograma; entrega dentro do orçamento; e qualidade final dentro dos parâmetros. As principais competências dos gerentes de projetos foram classificadas por meio de 3 fatores e 27 atributos. Os fatores encontrados foram: conhecimento técnico teórico; desempenho prático; e habilidades interpessoais. Após o teste piloto, o questionário foi distribuído, coletando 422 respostas das quais 390 são válidas. Após análise estatística, os resultados são de que as competências mais importantes para os GPs na construção civil são: custos; gerenciamento de riscos; gerenciamento do cronograma do projeto; gerenciamento do escopo; ética; e comunicação. Não existe uma diferença de opinião entre os grupos de GP com menos e mais tempo de projetos, com exceção para experiência no gerenciamento de projetos e gerenciamento de conflitos, em que os gerentes com menos experiência consideraram ambos atributos menos relevantes do que os GPs experientes.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: GABRIEL, Lucas Catalani. Competências para os Gerentes de Projetos da Construção Civil. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2007
Data do documento: 15-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019102.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.