Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2010
Tipo: Dissertação
Título: Análise da aplicação do design centrado no usuário para melhorias de usabilidade de uma incubadora neonatal.
Autor(es): SEGHETO, Vinícius de Castro
Abstract: Visando a competitividade do mercado atual as empresas buscam cada dia mais a satisfação de seus consumidores. Para isso, tornam-se necessárias técnicas que possam ser utilizadas no desenvolvimento de seus produtos focando, principalmente, nas necessidades de seus clientes. Dentre elas destaca-se o Design Centrado no Usuário (DCU), uma filosofia que se baseia nas necessidades e nos interesses dos usuários para garantir o sucesso do produto. No contexto do desenvolvimento de equipamentos médicos é ainda mais importante o envolvimento dos usuários para garantir o desenvolvimento de produtos eficazes e livres de erros. Porém, a abordagem do DCU não é muito utilizada na prática, sendo necessário o desenvolvimento de estudos práticos de sua aplicação que seja a base para novos estudos. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo a aplicação da abordagem do DCU para melhoria da usabilidade de um equipamento eletromédico, mais especificamente, uma incubadora neonatal. O estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa-ação, sendo possível identificar grande semelhança entre suas etapas e do DCU. Para condução da pesquisa foram feitos testes de usabilidade, aplicados os questionários QUIS e SUS, realizadas entrevistas semiestruturadas e observação direta. Com o envolvimento dos usuários, foi possível identificar pontos de melhoria para a incubadora e após a implementação das mudanças, foi possível obter a melhoria da usabilidade do novo conceito.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SEGHETO, Vinícius de Castro. Análise da aplicação do design centrado no usuário para melhorias de usabilidade de uma incubadora neonatal. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2010
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019105.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.