Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814
Tipo: Dissertação
Título: Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção.
Autor(es): OLIVEIRA, Juliano Roberto de
Abstract: Despertar o interesse dos alunos para os conteúdos estudados em sala de aula tem sido um dos maiores desafios impostos aos docentes dos cursos de Administração da Produção. As mudanças que o desenvolvimento tecnológico tem imprimido nos comportamentos do alunato exigem que os docentes adotem posturas que valorizem a diversificação metodológica e abandonem a unilateralidade. Partindo destes eventos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto que o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, criado e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, pode provocar nos resultados obtidos em sala de aula. Para a análise do método, adotou-se a pesquisa quase-experimental nas aulas de Logística e Gestão da Produção em duas turmas de ensino técnico. A uma das turmas, chamada de grupo experimental, foi aplicado o método da Peer Instruction com o objetivo de verificar quais seriam seus resultados quando comparados aos resultados obtidos no ambiente de ensino em que prevalece o método tradicional de exposição pelo professor. Através da análise dos dados provenientes da pesquisa, o presente trabalho corrobora a hipótese de que, se submetidos às práticas de aprendizagem ativa, estudantes e professores podem obter melhor desempenho no ensino de Gestão da Produção.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: OLIVEIRA, Juliano Roberto de. Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814
Data do documento: Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira2_2017.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.