Resumo:
Neste trabalho se buscou capturar o valor da flexibilidade proporcionada pela utilização do Gás Natural Veicular (GNV) como combustível alternativo em ônibus. O valor da flexibilidade é calculado através da Análise de Opções Reais. Na análise, considera-se a decisão de investimento em um ônibus movido por combustíveis alternativos, podendo operar com diesel ou GNV. A operação com GNV pode ser realizada através de duas rotas tecnológicas: através da conversão do motor diesel para utilização do GNV; ou através do motor flex, que pode operar tanto com diesel quanto com GNV. Investimentos desse tipo possuem uma opção embutida, a opção de troca de insumos. Assim, para capturar o valor dessa opção foi feito um levantamento literário dos modelos de opções reais mais adequados para o caso proposto. E na aplicação prática, optou-se pelo modelo de solução discreto representado por nós de decisão binomial. Para abordar corretamente a incerteza na decisão de investimento, é apresentado o contexto no qual o problema está inserido. Ou seja, as considerações a respeito da utilização do ônibus movido à GNV, destacando sua inserção no transporte coletivo urbano e o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de mercado para o gás natural no Brasil. Ainda, além de capturar o valor da opção de troca de insumos, o modelo indica as condições ótimas para o exercício da opção, monitorada através da diferença entre os preços dos combustíveis.