Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1598
Tipo: | Dissertação |
Título: | O valor da flexibilidade na utilização do gás natural veicular como combustível alternativo em ônibus. |
Autor(es): | ÁVILA , Pedro Luis de |
Abstract: | Neste trabalho se buscou capturar o valor da flexibilidade proporcionada pela utilização do Gás Natural Veicular (GNV) como combustível alternativo em ônibus. O valor da flexibilidade é calculado através da Análise de Opções Reais. Na análise, considera-se a decisão de investimento em um ônibus movido por combustíveis alternativos, podendo operar com diesel ou GNV. A operação com GNV pode ser realizada através de duas rotas tecnológicas: através da conversão do motor diesel para utilização do GNV; ou através do motor flex, que pode operar tanto com diesel quanto com GNV. Investimentos desse tipo possuem uma opção embutida, a opção de troca de insumos. Assim, para capturar o valor dessa opção foi feito um levantamento literário dos modelos de opções reais mais adequados para o caso proposto. E na aplicação prática, optou-se pelo modelo de solução discreto representado por nós de decisão binomial. Para abordar corretamente a incerteza na decisão de investimento, é apresentado o contexto no qual o problema está inserido. Ou seja, as considerações a respeito da utilização do ônibus movido à GNV, destacando sua inserção no transporte coletivo urbano e o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de mercado para o gás natural no Brasil. Ainda, além de capturar o valor da opção de troca de insumos, o modelo indica as condições ótimas para o exercício da opção, monitorada através da diferença entre os preços dos combustíveis. |
metadata.dc.publisher.department: | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
Citação: | ÁVILA, Pedro Luis de. O valor da flexibilidade na utilização do gás natural veicular como combustível alternativo em ônibus. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1598 |
Data do documento: | 12-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_0034836.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.