Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar as dimensões da liderança servidora num meio de hospedagem, através da delimitação das características mais citadas na liderança servidora e propondo um instrumento de avaliação da liderança servidora em organizações de serviço hoteleiro. Foi elaborado com base em uma revisão da literatura sobre o assunto para a consolidação e melhoria das definições. O método utilizado foi o estudo de caso baseado em diversos autores. Os resultados alcançados foram: os estudos apurados ao longo da revisão bibliográfica podem identificar as características da liderança servidora e o perfil do líder servidor. São identificadas as características essenciais da liderança servidora e denominadas “características para ter” e “características para fazer”; a elaboração de um questionário que pode ser utilizado em diversas pesquisas, para vários tipos de organizações de serviço. Além de uma avaliação de resultados que foca nas principais características a serem buscadas em líderes e desenvolvidas em colaboradores. Quanto à originalidade, a questão da liderança servidora ainda é pouco explorada, embora tendendo para a definição. Portanto, este estudo visa contribuir para a compreensão da mesma.