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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1036
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | HIGUERA, Leidy Milena Mora | - |
dc.date.issued | 2017-10 | - |
dc.identifier.citation | HIGUERA, Leidy Milena Mora. Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1036 | - |
dc.description.abstract | O setor de transporte de combustíveis nas áreas isoladas de Brasil é pouco explorado. Existem normas que regulam o setor, mais não se tem uma informação detalhada da distribuição logística de combustíveis como o óleo diesel, utilizada na geração de energia elétrica em diferentes áreas do país, principalmente na Região Norte. Esta região tem características e particularidades geográficas que dificultam a interligação ao Sistema Interligado Nacional de Energia. Nas localidades em lugares isolados é feita a geração de energia elétrica na sua maioria com usinas termelétricas. Os custos de combustíveis como o óleo diesel, afetam consideravelmente a economia do país, pela responsabilidade da Conta de Consumo de Combustíveis. Diante o contexto explicado, a presente dissertação, tem como objeto apresentar uma avaliação e análise dos custos logísticos de óleo diesel no estado de Rondônia, pertencente em parte às comunidades isoladas da Região Norte. O estudo do caso é realizado para a comparação de custos do transporte do óleo diesel até as usinas de Rondônia comparando dois esquemas de distribuição de cargas no modal rodoviário. O uso de ferramentas de geoprocessamento (Quantum Gis) e de programação lineal (Solver) permitiu modelar o custo dos trajetos utilizados. O modelo permite construir quantitativamente uma análise detalhada do comportamento logístico para áreas isoladas gerando uma redução de custos de 13% para 14 usinas localizadas em Rondônia, aumentando as capacidades dos caminhões. Como alternativa de redução de rota, foi proposto um mesmo trajeto de Porto Velho até as usinas de Urucumaçuã e Pacaraná, utilizando a metodologia de carga compartilhada para as duas usinas, obtendo uma redução de 51 e 37% dos custos logísticos anuais em relação aos custos se o transporte fosse feito em caminhões separados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 144 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistema Isolado | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Usina Termelétrica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Óleo Diesel | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Cadeia de Distribuição | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Consumo Específico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.keywords.english | Isolated areas | pt_BR |
dc.keywords.english | Thermoelectric Plant | pt_BR |
dc.keywords.english | Diesel oil | pt_BR |
dc.keywords.english | Distribution chain | pt_BR |
dc.keywords.english | Specific Consumption | pt_BR |
dc.keywords.english | Geoprocessing | pt_BR |
dc.orientador.principal | COBAS, Vladimir Rafael Melian | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.pg.area | Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos | pt_BR |
dc.date.available | 2017-12-20T18:12:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T18:12:33Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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