Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorHIGUERA, Leidy Milena Mora-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationHIGUERA, Leidy Milena Mora. Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1036-
dc.description.abstractO setor de transporte de combustíveis nas áreas isoladas de Brasil é pouco explorado. Existem normas que regulam o setor, mais não se tem uma informação detalhada da distribuição logística de combustíveis como o óleo diesel, utilizada na geração de energia elétrica em diferentes áreas do país, principalmente na Região Norte. Esta região tem características e particularidades geográficas que dificultam a interligação ao Sistema Interligado Nacional de Energia. Nas localidades em lugares isolados é feita a geração de energia elétrica na sua maioria com usinas termelétricas. Os custos de combustíveis como o óleo diesel, afetam consideravelmente a economia do país, pela responsabilidade da Conta de Consumo de Combustíveis. Diante o contexto explicado, a presente dissertação, tem como objeto apresentar uma avaliação e análise dos custos logísticos de óleo diesel no estado de Rondônia, pertencente em parte às comunidades isoladas da Região Norte. O estudo do caso é realizado para a comparação de custos do transporte do óleo diesel até as usinas de Rondônia comparando dois esquemas de distribuição de cargas no modal rodoviário. O uso de ferramentas de geoprocessamento (Quantum Gis) e de programação lineal (Solver) permitiu modelar o custo dos trajetos utilizados. O modelo permite construir quantitativamente uma análise detalhada do comportamento logístico para áreas isoladas gerando uma redução de custos de 13% para 14 usinas localizadas em Rondônia, aumentando as capacidades dos caminhões. Como alternativa de redução de rota, foi proposto um mesmo trajeto de Porto Velho até as usinas de Urucumaçuã e Pacaraná, utilizando a metodologia de carga compartilhada para as duas usinas, obtendo uma redução de 51 e 37% dos custos logísticos anuais em relação aos custos se o transporte fosse feito em caminhões separados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages144 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSistema Isoladopt_BR
dc.keywords.portugueseUsina Termelétricapt_BR
dc.keywords.portugueseÓleo Dieselpt_BR
dc.keywords.portugueseCadeia de Distribuiçãopt_BR
dc.keywords.portugueseConsumo Específicopt_BR
dc.keywords.portugueseGeoprocessamentopt_BR
dc.keywords.englishIsolated areaspt_BR
dc.keywords.englishThermoelectric Plantpt_BR
dc.keywords.englishDiesel oilpt_BR
dc.keywords.englishDistribution chainpt_BR
dc.keywords.englishSpecific Consumptionpt_BR
dc.keywords.englishGeoprocessingpt_BR
dc.orientador.principalCOBAS, Vladimir Rafael Melian-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaPlanejamento e Gestão de Sistemas Energéticospt_BR
dc.date.available2017-12-20T18:12:33Z-
dc.date.accessioned2017-12-20T18:12:33Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
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