Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Daiane Aparecida-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Daiane Aparecida. Estado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1039-
dc.description.abstractNesta investigação são mostrados os resultados do levantamento do perfil dos pesquisadores e a caracterização dos trabalhos que apresentaram pesquisas na linha temática “Formação de Professores de Física” no Encontro Pesquisa em Ensino de Física, entre os anos de 2006 a 2014. O objetivo principal desta pesquisa é fazer um mapeamento, procurando descrever, na primeira etapa: instituição origem e a formação (inicial e de pós-graduação) de seus autores e, na segunda etapa: aspectos metodológicos e tendência das pesquisas. O trabalho realizado é de caráter bibliográfico e os dados obtidos foram categorizados em tabelas de análise e agrupados por familiaridades. Nesse processo de categorização evidenciamos a grande maioria das pesquisas exclui a possibilidade de se embasar em referenciais teóricos e, uma parcela dessas pesquisas apresentam propostas para futuras investigações. Com relação ao perfil dos autores, alguns não têm formação específica na área do evento, sendo possível concluir que os trabalhos sobre formação de professores no período analisado são principalmente oriundos de autores com formação nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, com título de Doutor e Mestre. Além disso, também verificou-se que a maioria dos trabalhos apresentados são proveniente de instituições de ensino das regiões Sul e Sudeste.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages148 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseFormação de professorespt_BR
dc.keywords.portugueseEstado da Artept_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Físicapt_BR
dc.keywords.portuguesePerfil dos Autorespt_BR
dc.keywords.portugueseAnálise por familiaridadept_BR
dc.keywords.englishTeacher trainingpt_BR
dc.keywords.englishState of the Artpt_BR
dc.keywords.englishPhysics Teachingpt_BR
dc.keywords.englishAuthors' profilept_BR
dc.keywords.englishFamiliarity analysispt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Agenor Pina da-
dc.orientador.coorientadorSILVA, João Ricardo Neves da-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2018-01-03T18:20:36Z-
dc.date.accessioned2018-01-03T18:20:36Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ribeiro3_2017.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.