Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSANTOS, Nycolas de Lima-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Nycolas de Lima. Utilização de Controle Reconfigurável para um avião com falhas induzidas em Superfícies de Controle. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1060-
dc.description.abstractEste trabalho se trata da implementação e da proposição de diferentes técnicas de controle para controlar uma aeronave militar, de asa rígida, o caça francês Mirage III. Visa-se o estudo do comportamento da aeronave quando a mesma apresentar defeitos em suas superfícies de controle, mais especificamente no aileron e no profundor. Através da reconfiguração dos controladores, propõe-se um sistema automático de atuação para que estes controles sejam tolerantes a falhas. Primeiramente, foram introduzidos os conceitos básicos de aviação, caracterização da aeronave e dinâmica de voo, bem como todas as equações do movimento utilizadas no modelo matemático. Então, foram apresentadas as leis de controles utilizadas, sua fundamentação teórica, ganhos e a metodologia da inserção das falhas. Utilizando um programa computacional de engenharia, foram realizadas simulações no domínio do tempo com finalidade da validação do modelo, estudo do comportamento da aeronave e sua controlabilidade, com e sem defeitos, para o controle das diferentes variáveis de estado e utilizando as diferentes técnicas. Para cada variável foram realizadas qualificações para as técnicas de controle utilizadas em diferentes quesitos. Foi avaliada a controlabilidade da aeronave e se o conjunto, aeronave mais sistema de controle, tem a capacidade de completar sua missão mesmo com a ocorrência de falhas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUtilização de Controle Reconfigurável para um avião com falhas induzidas em Superfícies de Controle.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages154 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseControle de voopt_BR
dc.keywords.portugueseControle reconfigurávelpt_BR
dc.keywords.portugueseControle tolerante a falhaspt_BR
dc.keywords.portugueseControle ativopt_BR
dc.keywords.englishFlight controlpt_BR
dc.keywords.englishReconfigurable controlpt_BR
dc.keywords.englishFault tolerant controlpt_BR
dc.keywords.englishActive controlpt_BR
dc.orientador.principalCUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da-
dc.orientador.coorientadorSOUSA, Marcelo Santiago de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaProjeto, Materiais e Processospt_BR
dc.date.available2018-01-17T15:35:24Z-
dc.date.accessioned2018-01-17T15:35:24Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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