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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SANTOS, Nycolas de Lima | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nycolas de Lima. Utilização de Controle Reconfigurável para um avião com falhas induzidas em Superfícies de Controle. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1060 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se trata da implementação e da proposição de diferentes técnicas de controle para controlar uma aeronave militar, de asa rígida, o caça francês Mirage III. Visa-se o estudo do comportamento da aeronave quando a mesma apresentar defeitos em suas superfícies de controle, mais especificamente no aileron e no profundor. Através da reconfiguração dos controladores, propõe-se um sistema automático de atuação para que estes controles sejam tolerantes a falhas. Primeiramente, foram introduzidos os conceitos básicos de aviação, caracterização da aeronave e dinâmica de voo, bem como todas as equações do movimento utilizadas no modelo matemático. Então, foram apresentadas as leis de controles utilizadas, sua fundamentação teórica, ganhos e a metodologia da inserção das falhas. Utilizando um programa computacional de engenharia, foram realizadas simulações no domínio do tempo com finalidade da validação do modelo, estudo do comportamento da aeronave e sua controlabilidade, com e sem defeitos, para o controle das diferentes variáveis de estado e utilizando as diferentes técnicas. Para cada variável foram realizadas qualificações para as técnicas de controle utilizadas em diferentes quesitos. Foi avaliada a controlabilidade da aeronave e se o conjunto, aeronave mais sistema de controle, tem a capacidade de completar sua missão mesmo com a ocorrência de falhas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Utilização de Controle Reconfigurável para um avião com falhas induzidas em Superfícies de Controle. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 154 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle de voo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle reconfigurável | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle tolerante a falhas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle ativo | pt_BR |
dc.keywords.english | Flight control | pt_BR |
dc.keywords.english | Reconfigurable control | pt_BR |
dc.keywords.english | Fault tolerant control | pt_BR |
dc.keywords.english | Active control | pt_BR |
dc.orientador.principal | CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da | - |
dc.orientador.coorientador | SOUSA, Marcelo Santiago de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Projeto, Materiais e Processos | pt_BR |
dc.date.available | 2018-01-17T15:35:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T15:35:24Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_santos4_2017.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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