Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CRUZ, Francine Fernandes | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Francine Fernandes. Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1077 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve o objetivo de analisar a formação política proposta aos alunos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências de uma universidade pública brasileira, buscando compreender o sentido e a importância dessa formação para os professores formadores. Buscamos identificar essa formação, através dos discursos de professores formadores, ressaltando que os documentos oficiais também contribuíram para a análise. Dialogamos com referenciais teóricos apoiados, principalmente, no materialismo histórico; e o percurso metodológico se deu pela hermenêutica, que nos levou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação política engendrada ao trabalho pedagógico-formativo dos cursos de licenciatura analisados. Através desta pesquisa, foi possível apontar o valor de uma formação política na formação de professores. Amparada na vertente freireana, a pesquisa lança novas reflexões que atravessam positivamente a temática na perspectiva de uma docência cada vez mais cidadã. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 136 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação de Professores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação Política | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Universidade | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher-formation | pt_BR |
dc.keywords.english | Political Formation | pt_BR |
dc.keywords.english | University | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Educação e Tecnologias | pt_BR |
dc.date.available | 2018-02-16T21:09:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T21:09:55Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_cruz_2017.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.