Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIMENTA, Ricardo Lemos-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationPIMENTA, Ricardo Lemos. Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Tecnologias) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1081-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias, satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela perspectiva da teoria de marketing de relacionamento, afim de verificar se o relacionamento influencia na convergência ou divergência de ideias e na superação ou não de conflitos internos. Os Circuitos Turísticos em Minas Gerais inovam na maneira como o relacionamento se desenvolve entre as diversas esferas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, pois exige um esforço coletivo para construir esse novo modelo de gestão. Foi preciso analisar o relacionamento por uma visão interdisciplinar. Para isso, foram abordados os conceitos de associativismo, turismo e desenvolvimento sustentável, circuitos turísticos em Minas Gerais, os conceitos de relacionamentos de uma perspectiva organizacional e das relações interpessoais e também a partir da teoria de marketing de relacionamento. As metodologias utilizadas foram a observação simples, entrevistas semiestruturadas e a teoria de marketing de relacionamento. Os resultados mostram que falta um maior nivelamento por parte dos associados em relação ao conhecimento dos conceitos e procedimentos que permeiam o circuito e que a falta de continuidade (troca de prefeitos e secretários) e a utilização do circuito como instrumento político partidário influencia diretamente no desenvolvimento das relações dentro da associação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages99 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseRelacionamentopt_BR
dc.keywords.portugueseAssociaçõespt_BR
dc.keywords.portugueseCircuitos Turísticospt_BR
dc.keywords.portugueseMarketing de Relacionamentopt_BR
dc.keywords.englishRelationshippt_BR
dc.keywords.englishAssociationpt_BR
dc.keywords.englishTourist Circuitpt_BR
dc.keywords.englishMarketing One-to-Onept_BR
dc.orientador.principalMATTEDI, Adriana Prest-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento e Tecnologiaspt_BR
dc.date.available2018-02-16T22:45:39Z-
dc.date.accessioned2018-02-16T22:45:39Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pimenta_2017.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.