Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorGUIMARÃES, Gessica Batista-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Gessica Batista. Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1083-
dc.description.abstractA insustentabilidade percebida nos dias atuais na relação estabelecida entre o ser humano organizado em sociedade e a natureza tem gerado no decorrer dos anos diversos problemas socioambientais, dentre os quais, o descarte massivo de resíduos sólidos no meio ambiente tem se configurado como problemática expressiva. Dentre as ações que se engedram na busca pela resolução de tal problemática, o processo educativo se mostra como iniciativa que muito pode contribuir para que novos e melhores cenários sejam delineados. Nas práticas educativas escolares, o trabalho que envolve questões relativas ao lixo e ao descarte de resíduos de forma geral acaba ficando a cargo das disciplinas das Ciências da Natureza. O presente trabalho propõe-se a investigar as concepções de professores da área das Ciências da Natureza atuantes no Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maria da Fé/MG sobre o descarte irregular de resíduos sólidos enquanto um problema social e ambiental e o trabalho com conceitos científicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professores atuantes na referida escola, sendo dois professores da disciplina de Biologia, dois de Física e dois de Química. A partir da análise dos dados constatou-se que esta temática é pouco abordada no Ensino Médio; que os professores apresentam dificuldades conceituais relativas aos resíduos sólidos e ao lixo; que os problemas ambientais reconhecidos são aqueles resultantes de uma perspectiva antropocêntrica e comportamentalista; e que poucas reflexões são estabelecidas com fatores históricos, culturais, sociais e econômicos ao tratar dos problemas socioambientais relativos ao lixo. No tocante ao trabalho com conceitos científicos, constatou-se que os professores de Biologia apresentam maior domínio da temática em relação aos demais, que as abordagens se aproximam de ações pedagógicas numa perspectiva técnica/naturalista; e que dos materiais escolhidos para tratar do tema os recursos de mídia como vídeos e imagens retirados da internet são os mais utilizados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleConcepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages85 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação ambientalpt_BR
dc.keywords.portugueseResíduos sólidospt_BR
dc.keywords.portugueseLixopt_BR
dc.keywords.portugueseConcepções docentespt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental Educationpt_BR
dc.keywords.englishSolid wastespt_BR
dc.keywords.englishTrashpt_BR
dc.keywords.englishTeacher comprehensionspt_BR
dc.orientador.principalSANTOS, Janaina Roberta dos-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem na Educação em Ciênciaspt_BR
dc.date.available2018-02-16T23:52:20Z-
dc.date.accessioned2018-02-16T23:52:20Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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