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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | GUIMARÃES, Gessica Batista | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Gessica Batista. Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1083 | - |
dc.description.abstract | A insustentabilidade percebida nos dias atuais na relação estabelecida entre o ser humano organizado em sociedade e a natureza tem gerado no decorrer dos anos diversos problemas socioambientais, dentre os quais, o descarte massivo de resíduos sólidos no meio ambiente tem se configurado como problemática expressiva. Dentre as ações que se engedram na busca pela resolução de tal problemática, o processo educativo se mostra como iniciativa que muito pode contribuir para que novos e melhores cenários sejam delineados. Nas práticas educativas escolares, o trabalho que envolve questões relativas ao lixo e ao descarte de resíduos de forma geral acaba ficando a cargo das disciplinas das Ciências da Natureza. O presente trabalho propõe-se a investigar as concepções de professores da área das Ciências da Natureza atuantes no Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maria da Fé/MG sobre o descarte irregular de resíduos sólidos enquanto um problema social e ambiental e o trabalho com conceitos científicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professores atuantes na referida escola, sendo dois professores da disciplina de Biologia, dois de Física e dois de Química. A partir da análise dos dados constatou-se que esta temática é pouco abordada no Ensino Médio; que os professores apresentam dificuldades conceituais relativas aos resíduos sólidos e ao lixo; que os problemas ambientais reconhecidos são aqueles resultantes de uma perspectiva antropocêntrica e comportamentalista; e que poucas reflexões são estabelecidas com fatores históricos, culturais, sociais e econômicos ao tratar dos problemas socioambientais relativos ao lixo. No tocante ao trabalho com conceitos científicos, constatou-se que os professores de Biologia apresentam maior domínio da temática em relação aos demais, que as abordagens se aproximam de ações pedagógicas numa perspectiva técnica/naturalista; e que dos materiais escolhidos para tratar do tema os recursos de mídia como vídeos e imagens retirados da internet são os mais utilizados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 85 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação ambiental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Lixo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Concepções docentes | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Solid wastes | pt_BR |
dc.keywords.english | Trash | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher comprehensions | pt_BR |
dc.orientador.principal | SANTOS, Janaina Roberta dos | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2018-02-16T23:52:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T23:52:20Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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