Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/111
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PEREIRA, Tadeu Samuel | - |
dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Tadeu Samuel. Física Moderna e Contemporânea na Formação de Engenheiros: Um estudo a partir da Técnica Delphi. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/111 | - |
dc.description.abstract | Relativamente às inovações curriculares direcionadas para o ensino de Física no currículo de Engenharia, coloca-se em pauta a inclusão dos conhecimentos da Física construídos a partir do século XX, denominados de Física Moderna e Contemporânea (FMC), devido à intrínseca presença desses conhecimentos na criação e inovação de tecnologias modernas no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico da atualidade. Buscando entender a tecnologia como um fenômeno complexo, em sua relação com a técnica e a ciência, a situamos no plano da Filosofia. Nesse contexto, desenvolvemos o conceito de engenheiro “tecnólogo” da teoria de Mário Bunge. Esse profissional possui uma atitude criativa quando sua formação lhe possibilita transitar pelas áreas da Ciência Básica, Ciência Aplicada e Tecnologia, pois, para que o engenheiro crie tecnologias associadas à FMC, é imprescindível que esses conteúdos façam parte de sua formação. Tendo em vista a importância da inserção de tópicos da FMC na formação do engenheiro em nossa atualidade, este trabalho se propõe a avançar na identificação de quais tópicos da FMC poderiam ser inseridos no currículo da Engenharia, visto que não há um consenso entre os especialistas da área sobre tal temática. Inclusive, a questão da escolha dos conhecimentos que são (ou não) contemplados pelo currículo, perpassa por questões inerentes às teorias do campo curricular, como de identidade e relações de poder. Nesse sentido, tendo em vista o caráter democrático associado à formulação de propostas curriculares, apresenta-se o resultado de uma pesquisa com 39 professores de engenharia, 14 engenheiros atuantes e 21 pesquisadores do ensino de engenharia que foi realizada utilizando-se a técnica Delphi. A pesquisa converge para a busca de um consenso sobre quais tópicos da FMC inserir na Engenharia e os resultados, além de indicar ricas possibilidades de direcionamento da técnica Delphi para o campo curricular, também assinala tópicos da FMC que possuem uma significativa relevância para o cenário econômico, político e social do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Física Moderna e Contemporânea na Formação de Engenheiros: Um estudo a partir da Técnica Delphi. | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 160 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Física | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Física Moderna e Contemporânea | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Currículo da Engenharia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Técnica Delphi | pt_BR |
dc.keywords.english | Physics Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Modern and Contemporary Physics | pt_BR |
dc.keywords.english | Engineering Curriculum | pt_BR |
dc.keywords.english | Delphi Technique | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2015-10-08T14:29:09Z | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-08T14:29:09Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_pereira_2015.pdf | 10,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.