Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorPEREIRA, Tadeu Samuel-
dc.date.issued2015-05-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tadeu Samuel. Física Moderna e Contemporânea na Formação de Engenheiros: Um estudo a partir da Técnica Delphi. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/111-
dc.description.abstractRelativamente às inovações curriculares direcionadas para o ensino de Física no currículo de Engenharia, coloca-se em pauta a inclusão dos conhecimentos da Física construídos a partir do século XX, denominados de Física Moderna e Contemporânea (FMC), devido à intrínseca presença desses conhecimentos na criação e inovação de tecnologias modernas no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico da atualidade. Buscando entender a tecnologia como um fenômeno complexo, em sua relação com a técnica e a ciência, a situamos no plano da Filosofia. Nesse contexto, desenvolvemos o conceito de engenheiro “tecnólogo” da teoria de Mário Bunge. Esse profissional possui uma atitude criativa quando sua formação lhe possibilita transitar pelas áreas da Ciência Básica, Ciência Aplicada e Tecnologia, pois, para que o engenheiro crie tecnologias associadas à FMC, é imprescindível que esses conteúdos façam parte de sua formação. Tendo em vista a importância da inserção de tópicos da FMC na formação do engenheiro em nossa atualidade, este trabalho se propõe a avançar na identificação de quais tópicos da FMC poderiam ser inseridos no currículo da Engenharia, visto que não há um consenso entre os especialistas da área sobre tal temática. Inclusive, a questão da escolha dos conhecimentos que são (ou não) contemplados pelo currículo, perpassa por questões inerentes às teorias do campo curricular, como de identidade e relações de poder. Nesse sentido, tendo em vista o caráter democrático associado à formulação de propostas curriculares, apresenta-se o resultado de uma pesquisa com 39 professores de engenharia, 14 engenheiros atuantes e 21 pesquisadores do ensino de engenharia que foi realizada utilizando-se a técnica Delphi. A pesquisa converge para a busca de um consenso sobre quais tópicos da FMC inserir na Engenharia e os resultados, além de indicar ricas possibilidades de direcionamento da técnica Delphi para o campo curricular, também assinala tópicos da FMC que possuem uma significativa relevância para o cenário econômico, político e social do Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFísica Moderna e Contemporânea na Formação de Engenheiros: Um estudo a partir da Técnica Delphi.pt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages160 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Físicapt_BR
dc.keywords.portugueseFísica Moderna e Contemporâneapt_BR
dc.keywords.portugueseCurrículo da Engenhariapt_BR
dc.keywords.portugueseTécnica Delphipt_BR
dc.keywords.englishPhysics Educationpt_BR
dc.keywords.englishModern and Contemporary Physicspt_BR
dc.keywords.englishEngineering Curriculumpt_BR
dc.keywords.englishDelphi Techniquept_BR
dc.orientador.principalREZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2015-10-08T14:29:09Z-
dc.date.accessioned2015-10-08T14:29:09Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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