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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SANTOS, Weslley Vieira dos | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Weslley Vieira dos. Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1123 | - |
dc.description.abstract | A percepção é o processo no qual o indivíduo assimila os estímulos externos, os internaliza por meio do processo cognitivo e a eles atribui significado. Nesse sentido, a percepção ambiental e climática é a forma como os indivíduos entendem os fenômenos naturais que se manifestam no seu cotidiano. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção ambiental e climática de alunos do quinto ano de escolas públicas municipais de Itajubá-MG. Foram selecionadas quatro escolas, duas localizadas na área rural e duas localizadas na área urbana do município. Adotou-se uma estratégia metodológica quantiqualitativa, com aplicação de questionários e observação ao longo do ano de 2016, compreendendo os objetivos do projeto de extensão universitária Amigos do Clima e os da pesquisa em percepção. As análises apontaram que os alunos demonstraram interesse e participação satisfatórios nas atividades do projeto apenas quando realizadas na escola. No tocante à percepção ambiental e climática, constata-se que todos os alunos apresentaram a mesma dificuldade: perceberem-se como pertencentes ao meio atmosférico; e que os alunos que estão inseridos em um contexto rural não têm necessariamente uma percepção ambiental e climática mais apurada do que os alunos que frequentam escolas na área urbana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 115 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Percepção ambiental e climática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Escolas públicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental and climatic perception | pt_BR |
dc.keywords.english | Public schools | pt_BR |
dc.keywords.english | Elementary school | pt_BR |
dc.orientador.principal | REBOITA, Michelle Simões | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Meio Ambiente e Recursos Hídricos | pt_BR |
dc.pg.area | Meio Ambiente e Recursos Hídricos | pt_BR |
dc.date.available | 2018-03-12T13:55:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-12T13:55:44Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_santos_2018.pdf | 5,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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