Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorBOLOGNANI, Ana Carla de Almeida-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.citationBOLOGNANI, Ana Carla de Almeida. Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para o ensino de frações equivalentes e investigar o papel exercido pela variedade de situações propostas quando baseadas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para esta investigação, foi elaborada uma SD envolvendo o conceito de frações equivalentes mediada pelas TIC, que foi aplicada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental durante o ano de 2013. Com a realização da intervenção, os dados foram obtidos através de três fontes: o registro das atividades escritas dos alunos, os registros audiovisuais, e os registros do estagiário. Estes dados foram analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (TCC) e posteriormente passaram por um processo de triangulação, no qual foram agrupados nas categorias que sintetizaram os registros dos alunos: a) Menção à tecnologia como uma alternativa de apoio ao ensino; b) Uso da tecnologia como ferramenta na resolução dos exercícios; c) A tecnologia como fator desmotivador à aprendizagem; d) O uso da tecnologia sem significados. Esta triangulação mostrou que a aproximação do conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos por meio das TIC fez com que os estudantes participassem efetivamente das atividades desenvolvidas e pudessem dar mais significados ao conteúdo trabalhado. A preocupação com a variedade de situações propostas da SD contribuiu para a construção do conhecimento matemático a cada nova situação vivenciada pelo educando. A análise dos dados indicou que a utilização de recursos tecnológicos juntamente com a variedade de situações propostas aos estudantes teve impactos positivos na aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEnsino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages108 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseFrações Equivalentespt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.keywords.englishEquivalent Fractionspt_BR
dc.keywords.englishInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.keywords.englishTheory of Conceptual Fieldspt_BR
dc.orientador.principalREZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaTecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2015-10-09T13:34:54Z-
dc.date.accessioned2015-10-09T13:34:54Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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