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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida | - |
dc.date.issued | 2015-03-27 | - |
dc.identifier.citation | BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida. Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para o ensino de frações equivalentes e investigar o papel exercido pela variedade de situações propostas quando baseadas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para esta investigação, foi elaborada uma SD envolvendo o conceito de frações equivalentes mediada pelas TIC, que foi aplicada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental durante o ano de 2013. Com a realização da intervenção, os dados foram obtidos através de três fontes: o registro das atividades escritas dos alunos, os registros audiovisuais, e os registros do estagiário. Estes dados foram analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (TCC) e posteriormente passaram por um processo de triangulação, no qual foram agrupados nas categorias que sintetizaram os registros dos alunos: a) Menção à tecnologia como uma alternativa de apoio ao ensino; b) Uso da tecnologia como ferramenta na resolução dos exercícios; c) A tecnologia como fator desmotivador à aprendizagem; d) O uso da tecnologia sem significados. Esta triangulação mostrou que a aproximação do conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos por meio das TIC fez com que os estudantes participassem efetivamente das atividades desenvolvidas e pudessem dar mais significados ao conteúdo trabalhado. A preocupação com a variedade de situações propostas da SD contribuiu para a construção do conhecimento matemático a cada nova situação vivenciada pelo educando. A análise dos dados indicou que a utilização de recursos tecnológicos juntamente com a variedade de situações propostas aos estudantes teve impactos positivos na aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 108 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Frações Equivalentes | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.keywords.english | Equivalent Fractions | pt_BR |
dc.keywords.english | Information and Communication Technologies | pt_BR |
dc.keywords.english | Theory of Conceptual Fields | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2015-10-09T13:34:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-09T13:34:54Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao_bolognani_2015.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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