Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDINIZ, Natália de Paiva-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationDINIZ, Natália de Paiva. Características da natureza da ciência na Revista Ciência Hoje Online. 2017. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1137-
dc.description.abstractAtravés do mapeamento da produção na área de Educação em Ciências, realizado nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e em periódicos brasileiros da área de Ensino de Ciências, no período de 1997 a 2016, verificou-se que há a predominância de uma imagem estereotipada da percepção sobre a ciência e do trabalho científico em alunos e professores. Deste modo, este trabalho buscou verificar se os Texto de Divulgação Científica da revista Ciência Hoje online podem ser um potencial recurso na discussão de características da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências. Foram selecionados artigos da área de química, física e ciências biológicas, no período de Janeiro de 2014 a Abril de 2016, totalizando nove textos, que foram analisados através da Análise Textual Discursiva. Para a análise do corpus, foram adotados como referencial teórico os estudos sobre epistemologia da ciência, na identificação das características da NdC presente nos textos, para posterior discussão das percepções que essas características podem fomentar no leitor. Foi possível a identificação de cinco dimensões (categorias) sobre a construção do conhecimento nos textos analisados: teórico-metodológica; motivacional; resultante; histórico-temporal; e social e coletiva. Apesar de também apresentarem percepções deformadas sobre a ciência, os resultados indicam que tais textos podem ser utilizados como recurso didático na abordagem de características da NdC, bem como auxiliar na discussão e possível desmistificação de alguns estereótipos, ao apresentar concepções que se aproximam de uma imagem mais adequada em relação à NdC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCaracterísticas da natureza da ciência na Revista Ciência Hoje Online.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages247 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTexto de Divulgação Científicapt_BR
dc.keywords.portugueseCiência Hoje onlinept_BR
dc.keywords.portugueseEpistemologia da Ciênciapt_BR
dc.keywords.portugueseNatureza da Ciênciapt_BR
dc.keywords.englishPopular science textspt_BR
dc.keywords.englishEpistemology of sciencept_BR
dc.keywords.englishNature of Sciencept_BR
dc.orientador.principalREZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.date.available2018-03-13T15:29:35Z-
dc.date.accessioned2018-03-13T15:29:35Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_diniz1_2017.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.