Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Camila Cardoso-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationMOREIRA, Camila Cardoso. Parceria Museu-Escola: Investigação das propostas elaboradas por um grupo de professores de Física e educadores de um Museu de Ciências. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/115-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma investigação que teve por objetivo identificar e analisar as propostas educativas de articulação museu-escola elaboradas por um grupo formado por professores de Física da educação básica e educadores de um Centro de Ciências. Para isto selecionamos uma professora de Física da rede pública do estado de Minas Gerais e dois mediadores e um docente do Espaço InterCiências, Centro da Universidade Federal de Itajubá. Para coletar informações utilizamos as técnicas do Grupo Focal, e para os procedimentos de análise nos apoiamos na Análise de Conteúdo. Foram realizadas três sessões do grupo, entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Observamos que os mediadores tendem a avaliar sua atuação no Centro de Ciências sob dois pontos de vista distintos, ora como educadores de um espaço não-formal, ora como futuros professores de Física. Notamos ainda que os mediadores atingiram uma melhor compreensão acerca de seu papel durante as discussões acerca da relação museu-escola, quando estes sujeitos puderam dialogar com um docente da educação básica e compartilhar com ele suas expectativas para uma atividade museal. Além disso, apesar do grupo ter concordado que uma parceria entre escola e Centro de Ciências seria a opção ideal para atividades educativas mais organizadas, efetivar tal ideia se mostrou uma tarefa muito complexa. O diálogo entre os sujeitos levantou diversos obstáculos para a realização de parcerias educativas, e a proposta que ganhou força dentre eles apresentou características muito distintas daquelas que geralmente ocorrem em espaços desta natureza. Dentre tais características se destacaram o fato de os professores da educação básica não participarem em nenhuma etapa das atividades bem como as ações atribuídas aos mediadores, que se mostraram distantes das práticas museais a que estão habituados. Além disso, verificamos que os sujeitos demonstraram uma compreensão de parceria museu-escola muito distinta daquela indicada na literatura, propondo ações em que a relação entre estas instituições não é equilibrada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleParceria Museu-Escola: Investigação das propostas elaboradas por um grupo de professores de Física e educadores de um Museu de Ciências.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages75 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseRelação museu-escolapt_BR
dc.keywords.portugueseCentros de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseEducação não-formalpt_BR
dc.keywords.englishSchool-museum partnershippt_BR
dc.keywords.englishScience Centerspt_BR
dc.keywords.englishNon-formal educationpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Luciano Fernandes-
dc.orientador.coorientadorMONTEIRO, Isabel C. C.-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2015-10-09T14:42:45Z-
dc.date.accessioned2015-10-09T14:42:45Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_moreira_2015.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.