Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Maria de Lourdes-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria de Lourdes. Capacitação docente para inserção de aplicações de mídias digitais interativas para o Ensino de Ciências. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/116-
dc.description.abstractA tecnologia aplicada à Educação pode melhorar bastante as condições de ensino e aprendizagem NAS ESCOLAS, atuando em elementos relacionados principalmente, com a motivação e eficiência dos atores envolvidos (PROFESSORES E STUDANTES), além de diminuir a distância entre gerações. Para aplicar tecnologia à Educação, os professores precisam ser capacitados de forma a fazerem bom uso das aplicações disponíveis ou mesmo produzirem as suas próprias aplicações. Nesse sentido, acredita-se que seja possível elaborar e aplicar programas de capacitação tecnológica apropriados a professores e que os mesmos estejam motivados a cursarem e mudarem suas posturas referentes ao uso da tecnologia na Educação. Assim, esta dissertação tem o objetivo de verificar se os professores estão interessados na sua reciclagem tecnológica e se conseguem uma boa assimilação de conteúdo, além da mudança de postura em relação ao uso da tecnologia na educação. Para isso, foi formulado um curso de capacitação tecnológica para professores atuantes no ensino básico, cuja análise mostrou como estes se comportam durante todas as fases do processo. Esses dados foram discutidos, mostrando os aspectos positivos e negativos da abordagem e seus impactos na formação dos professores, além de identificar desdobramentos do trabalho que possam permitir um aprofundamento da análise e a melhoria no processo de capacitação docente no Ensino de Ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCapacitação docente para inserção de aplicações de mídias digitais interativas para o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages154 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseMídias Digitais Interativaspt_BR
dc.keywords.portugueseCapacitação Docentept_BR
dc.keywords.englishScience Teachingpt_BR
dc.keywords.englishInformation Technologypt_BR
dc.keywords.englishDigital Interactive Mediapt_BR
dc.keywords.englishTeacher Trainingpt_BR
dc.orientador.principalKIRNER, Claudio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaTecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2015-10-09T17:46:19Z-
dc.date.accessioned2015-10-09T17:46:19Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ribeiro_2015.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.