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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SANTOS, Zaqueu Oliveira dos | - |
dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Zaqueu Oliveira dos. A utilização da metodologia da Instrução pelos Colegas na aprendizagem do conceito de força em turmas das áreas de ciências exatas e engenharia. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/117 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia da metodologia da Instrução pelos Colegas (IpC) ou Peer Instruction em relação à metodologia tradicional. A metodologia IpC tem como objetivo promover a interação entre os alunos em sala de aula por meio da discussão entre os pares sobre as questões conceituais propostas. Nesta metodologia, inicialmente é proposto aos alunos um estudo prévio do conteúdo, posteriormente o tema é abordado em sala de aula por meio de pequenas apresentações orais e aplicadas questões conceituais a fim de possibilitar a discussão e interação entre os alunos. A disciplina escolhida para a aplicação desta metodologia foi uma disciplina introdutória de Física, que aborda tópicos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi realizada em dois momentos: pesquisa piloto e pesquisa principal. A pesquisa piloto ocorreu durante o segundo semestre de 2013 e teve como objetivo verificar os ajustes necessários para a pesquisa principal. Foram selecionadas duas turmas, denominadas turmas T1 (metodologia IpC) e T2 (metodologia tradicional). Para comparar as duas metodologias foi utilizado um instrumento de coleta de dados denominado Inventário do Conceito de Força (ICF) composto por 30 questões de múltipla escolha sobre o conceito newtoniano de força. O ICF foi aplicado como pré-teste (início do semestre) e pósteste (final do semestre) em ambas as turmas e posteriormente foi calculado o ganho normalizado de Hake (g) para cada uma. O ganho normalizado é dado pela razão entre o ganho obtido (diferença entre o percentual médio de aproveitamento no pós-teste e no préteste) e o ganho máximo possível (diferença entre 100% e o percentual médio do pré-teste). Os valores obtidos foram g=0,20 para a turma T1 e g=0,06 para a turma T2, sendo que os valores obtidos por Hake foram g=0,48 para metodologias de engajamento interativo, de que a metodologia IpC faz parte, e g=0,23 para a metodologia tradicional. A pesquisa principal foi realizada no primeiro semestre de 2014, com a seleção de duas novas turmas denominadas turma T3 (metodologia IpC) e turma T4 (metodologia tradicional) e a repetição dos procedimentos de coleta de dados. Os valores de g obtidos foram 0,17 para a turma T3 e 0,19 para a turma T4. Uma análise considerando o desvio padrão da distribuição das notas no préteste, indicou que o ganho da turma T3 foi de um desvio padrão enquanto que na turma T4 o ganho foi da metade do desvio padrão. Além disso, os resultados da aplicação de 32 questões conceituais durante o semestre indicaram que 54% dos alunos da turma T3 acertaram a resposta após a discussão entre pares. A análise do questionário de avaliação da disciplina aplicado na turma T3 no final do semestre letivo mostrou que 70% dos alunos que responderam ao questionário manifestaram-se favoráveis à utilização da metodologia IpC considerando as respostas apresentadas sobre o uso das questões conceituais, de exercícios em grupo e do estudo prévio no ambiente TelEduc. | pt_BR |
dc.title | A utilização da metodologia da Instrução pelos Colegas na aprendizagem do conceito de força em turmas das áreas de ciências exatas e engenharia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 185 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Instrução pelos Colegas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Peer Instruction | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Mecânica Newtoniana | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Física | pt_BR |
dc.keywords.english | Education by colleagues | pt_BR |
dc.keywords.english | Newtonian Mechanics | pt_BR |
dc.keywords.english | Physics Teaching | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Agenor Pina da | - |
dc.orientador.coorientador | FIGUEIREDO FILHO, Newton de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2015-10-09T17:55:45Z | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-09T17:55:45Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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