Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Letícia de Alcântara-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationMOREIRA, Letícia de Alcântara. Unidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1180-
dc.description.abstractA proteção dos recursos ambientais torna-se cada vez mais necessária, considerando os atuais padrões de consumo e produção da sociedade. Logo, os recursos naturais estão cada vez mais escassos, no que se refere à disponibilidade, qualidade e quantidade. Tal escassez pressiona entidades para elaboração de políticas públicas especificas de conservação. Neste contexto, as Unidades de Conservação (UCs) são áreas destinadas à conservação dos recursos com limites estabelecidos por lei e sob gestão das três esferas de poder (municipal, estadual e federal). Criar uma UC traz incontáveis benefícios para a sociedade, os quais são chamados de serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos. Com base no contexto apresentado o presente trabalho teve como objetivo analisar os conflitos e as potencialidades socioambientais existentes na Sub Sede Sul do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Vila de Trindade, no município de Paraty/RJ, visando ao fortalecimento da gestão participativa. Para tanto, foram utilizadas três metodologias distintas, as quais: observação participante/ não participante (adaptação de métodos), envio de questionários e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os principais conflitos identificados foram de subsistência, culturais e territoriais. As principais potencialidades foram: o entendimento do porquê da criação do parque e sua necessidade, o conhecimento sobre educação ambiental, a possibilidade de parceria com o parque, iniciativas de turismo de base comunitária, assim como, há organização social na comunidade estudada. Conclui-se que apesar conflitos existentes na área estudada, existem também potencialidades, havendo a necessidade de fortalecimento de diversos aspectos e implantação de outros. No entanto, é possível perceber a disponibilidade da comunidade em ser parceira do PNSB, e quanto a mesma conhece e luta pela justiça ambiental, além de, fato observado em diversas falas, possuir um ponto de vista crítico sobre o assunto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUnidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages126 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseGestão Participativapt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Ambientalpt_BR
dc.keywords.portugueseParticipação Socialpt_BR
dc.keywords.englishParticipatory Managementpt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental educationpt_BR
dc.keywords.englishSocial Participationpt_BR
dc.orientador.principalRIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira-
dc.orientador.coorientadorBOTEZELLI, Luciana-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMeio Ambiente e Recursos Hídricospt_BR
dc.pg.areaDiagnóstico, monitoramento e gestão ambientalpt_BR
dc.date.available2018-03-27T14:46:08Z-
dc.date.accessioned2018-03-27T14:46:08Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_moreira_2018.pdf7,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.