Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUNHA, Leonardo dos Santos-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationCUNHA, Leonardo dos Santos. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188-
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a verificar as contribuições que a parceria entre a Universidade e professores da educação básica traz para formação de licenciandos em Física envolvidos num projeto que envolve a colaboração entre eles. Para isto, foi analisado o discurso de dois licenciandos que atuaram numa proposta envolvendo a parceria entre uma professora de Física da rede estadual de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que em conjunto criaram duas atividades experimentais as quais foram aplicadas em dias específicos nos Laboratórios Didáticos da Universidade em alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio. Através do trabalho de Shulman(1986), foram identificadas nos discursos dos licenciandos três categorias específicas para a análise que se referiam ao conteúdo, pedagogia e ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledged-PCK), sendo este último, o conhecimento que identifica o professor como único profissional capaz de articular o conteúdo e a pedagogia de forma competente. Por isso, a partir da caracterização do PCK dos licenciandos através os dados coletados após o desenvolvimento destas atividades, foi possível identificar quais as contribuições que elas trouxeram para a formação deles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages110 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseConhecimento Pedagógico de Conteúdopt_BR
dc.keywords.portugueseParceria entre universidade e escolapt_BR
dc.keywords.portugueseColaboraçãopt_BR
dc.keywords.englishPedagogical Knowledge of Contentpt_BR
dc.keywords.englishUniversity-school partnershippt_BR
dc.keywords.englishCollaborationpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Agenor Pina da-
dc.orientador.coorientadorSILVA, Luciano Fernandes-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2018-04-09T20:10:51Z-
dc.date.accessioned2018-04-09T20:10:51Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cunha1_2017.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.