Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CUNHA, Leonardo dos Santos | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Leonardo dos Santos. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a verificar as contribuições que a parceria entre a Universidade e professores da educação básica traz para formação de licenciandos em Física envolvidos num projeto que envolve a colaboração entre eles. Para isto, foi analisado o discurso de dois licenciandos que atuaram numa proposta envolvendo a parceria entre uma professora de Física da rede estadual de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que em conjunto criaram duas atividades experimentais as quais foram aplicadas em dias específicos nos Laboratórios Didáticos da Universidade em alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio. Através do trabalho de Shulman(1986), foram identificadas nos discursos dos licenciandos três categorias específicas para a análise que se referiam ao conteúdo, pedagogia e ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledged-PCK), sendo este último, o conhecimento que identifica o professor como único profissional capaz de articular o conteúdo e a pedagogia de forma competente. Por isso, a partir da caracterização do PCK dos licenciandos através os dados coletados após o desenvolvimento destas atividades, foi possível identificar quais as contribuições que elas trouxeram para a formação deles. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 110 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Conhecimento Pedagógico de Conteúdo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Parceria entre universidade e escola | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Colaboração | pt_BR |
dc.keywords.english | Pedagogical Knowledge of Content | pt_BR |
dc.keywords.english | University-school partnership | pt_BR |
dc.keywords.english | Collaboration | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Agenor Pina da | - |
dc.orientador.coorientador | SILVA, Luciano Fernandes | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2018-04-09T20:10:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T20:10:51Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_cunha1_2017.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.