Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OMENA, Bianca Silva Souza de | - |
dc.date.issued | 2015-04-29 | - |
dc.identifier.citation | OMENA, Bianca Silva Souza de. A História da Matemática em propostas didáticas presentes em Teses e Dissertações Brasileiras. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/118 | - |
dc.description.abstract | A literatura aponta que há uma ausência de materiais acessíveis e adequados para que os professores possam se inspirar na utilização da História da Matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Assim, realizamos uma investigação com o objetivo de analisar as propostas didáticas, para o ensino médio, que utilizam a História da Matemática apresentadas nas teses e dissertações localizadas no Banco de dissertações e teses da CAPES. Para tanto, realizamos um levantamento e uma leitura dos resumos das teses e dissertações de História da Matemática defendidas no período de 1987 a 2012 constantes no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Assim, selecionamos 34 trabalhos que apresentavam propostas didáticas utilizando a história da Matemática. Na seqüência, realizamos o mapeamento desses 34 trabalhos, ou seja, identificamos as instituições e regiões brasileiras nas quais eles foram produzidos, os conteúdos matemáticos abordados em suas propostas didáticas, nível de ensino abordados nestas propostas e outras informações que no decorrer do estudo se mostraram relevantes para nossa pesquisa. Diante desse mapeamento identificamos 14 trabalhos defendidos no período de 1987 a 2012, que apresentam uma proposta didática, para o ensino médio, que utiliza a HM. Para analisar as propostas didáticas apresentadas nestes trabalhos, utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2004). A análise das atividades das propostas nos possibilitou afirmar que a HM é utilizada como Introdução, Informação, Complementação, Estratégia didática, Flash. Destacamos que a maioria das atividades utiliza a HM como estratégia didática, ou seja, as atividades embasadas nesse material vão direcionar o aluno (re) construir ou deduzir o conceito em questão. Destacamos que a realização desta investigação evidenciou a necessidade da realização de novas investigações acerca das potencialidades pedagógicas da História da Matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A História da Matemática em propostas didáticas presentes em Teses e Dissertações Brasileiras. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 74 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | História da Matemática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Proposta Didática | pt_BR |
dc.keywords.english | History of Mathematics | pt_BR |
dc.keywords.english | Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.keywords.english | Didactic Proposals | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2015-10-09T18:08:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-09T18:08:29Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_omena_2015.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.