Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LOPES, Mona Lisa Ferreira Prado | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Mona Lisa Ferreira Prado. Compreensões de licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1191 | - |
dc.description.abstract | A discussão em torno da temática ambiental tem se apresentado como plural, uma vez que envolve inúmeras concepções de estudiosos oriundos dos diversos setores sociais que se ocupam em determinar origens e causas da situação de insustentabilidade ambiental, considerada como crise na relação entre ser humano e natureza, bem como alternativas para amenizar as suas consequências, conforme exposto por Bornheim (1985) e Leff (2002). Dentre essas concepções, destaca-se, nesse estudo, que o processo educativo, desde que considerados seus limites e possibilidades, segundo Carvalho (2006), desponta-se como processo promissor, porque é eminentemente político. Outro esforço é apontar que diferentes compreensões acerca da temática ambiental no processo educativo, culminam em diferentes práticas cujas características são próprias e não, necessariamente, como um mecanismo de transformações mais profundas na sociedade, como se espera que sejam. A partir dessas considerações teóricas é que a questão central que orienta esse estudo foi formulada: quais compreensões licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática possuem acerca da temática ambiental e o processo educativo? Os procedimentos de coleta e análise de dados desse trabalho estão fundamentados em abordagens de natureza qualitativa. A partir de questionário realizado pelos alunos e entrevistas com os mesmos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química os dados desta pesquisa foram coletados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que as discussões de questões relacionadas a TA quando não realizadas de forma processual ao longo da licenciatura pode culminar em práticas pedagógicas ingênuas na educação básica, visto que apresentam-se desarticuladas de questionamentos de valores pregados pela sociedade que visam a manutenção do status quo. Dessa forma, a formação inicial de professores descaracteriza-se de seu elo político, deixando de cumprir sua função de formar indivíduos críticos para atuação em sociedade, para meramente conformá-los as situações dadas. Verificou-se ainda que os licenciandos têm a necessidade de vivenciar momentos de implementação de ações de TA para que as habilidades sejam mobilizadas e praticadas, ou seja, para que a sua prática seja intencionalizada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Compreensões de licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 141 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Environmental education | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Teacher training | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Teaching Science and Mathematics | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Environmental Theme | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educational Process | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Licensed | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Understandings | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Luciano Fernandes | - |
dc.orientador.coorientador | SANTOS, Janaina Roberta dos | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2018-04-10T20:27:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-10T20:27:57Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_lopes1_2017.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.