Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorLOPES, Mona Lisa Ferreira Prado-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationLOPES, Mona Lisa Ferreira Prado. Compreensões de licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1191-
dc.description.abstractA discussão em torno da temática ambiental tem se apresentado como plural, uma vez que envolve inúmeras concepções de estudiosos oriundos dos diversos setores sociais que se ocupam em determinar origens e causas da situação de insustentabilidade ambiental, considerada como crise na relação entre ser humano e natureza, bem como alternativas para amenizar as suas consequências, conforme exposto por Bornheim (1985) e Leff (2002). Dentre essas concepções, destaca-se, nesse estudo, que o processo educativo, desde que considerados seus limites e possibilidades, segundo Carvalho (2006), desponta-se como processo promissor, porque é eminentemente político. Outro esforço é apontar que diferentes compreensões acerca da temática ambiental no processo educativo, culminam em diferentes práticas cujas características são próprias e não, necessariamente, como um mecanismo de transformações mais profundas na sociedade, como se espera que sejam. A partir dessas considerações teóricas é que a questão central que orienta esse estudo foi formulada: quais compreensões licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática possuem acerca da temática ambiental e o processo educativo? Os procedimentos de coleta e análise de dados desse trabalho estão fundamentados em abordagens de natureza qualitativa. A partir de questionário realizado pelos alunos e entrevistas com os mesmos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química os dados desta pesquisa foram coletados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que as discussões de questões relacionadas a TA quando não realizadas de forma processual ao longo da licenciatura pode culminar em práticas pedagógicas ingênuas na educação básica, visto que apresentam-se desarticuladas de questionamentos de valores pregados pela sociedade que visam a manutenção do status quo. Dessa forma, a formação inicial de professores descaracteriza-se de seu elo político, deixando de cumprir sua função de formar indivíduos críticos para atuação em sociedade, para meramente conformá-los as situações dadas. Verificou-se ainda que os licenciandos têm a necessidade de vivenciar momentos de implementação de ações de TA para que as habilidades sejam mobilizadas e praticadas, ou seja, para que a sua prática seja intencionalizada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCompreensões de licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages141 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnvironmental educationpt_BR
dc.keywords.portugueseTeacher trainingpt_BR
dc.keywords.portugueseTeaching Science and Mathematicspt_BR
dc.keywords.portugueseEnvironmental Themept_BR
dc.keywords.portugueseEducational Processpt_BR
dc.keywords.portugueseLicensedpt_BR
dc.keywords.portugueseUnderstandingspt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Luciano Fernandes-
dc.orientador.coorientadorSANTOS, Janaina Roberta dos-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2018-04-10T20:27:57Z-
dc.date.accessioned2018-04-10T20:27:57Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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