Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Lucas César da-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas César da. A Fantástica Fábrica da Química: Contribuições de uma peça de Teatro Científico para Educação em Química. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1196-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições e limitações da peça A Fantástica Fábrica da Química, encenada pelo grupo de teatro científico QuiTrupe, na apropriação de conhecimentos científicos por alunos espectadores. Após uma das apresentações da peça, foi realizada uma atividade em grupo com uma turma do Ensino Médio durante uma aula de química. Nessa atividade os alunos deveriam responder questões de um Guia de Discussão, cujas perguntas se referiam aos conteúdos da peça. As discussões dos grupos de alunos foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e, em conjunto com as respostas escritas para o Guia de Discussão, constituíram os dados desta pesquisa. Esses dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, adotando-se como referencial teórico a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky. Os dados da pesquisa foram organizados em três categorias de análise: presença de relação entre conteúdo da peça e conceitos científicos de forma correta; presença de relação entre conteúdo da peça e conceitos científicos de forma incorreta; e ausência de relação entre conteúdo da peça e conceitos científicos. Os resultados indicaram que, por meio das observações dos experimentos apresentados na peça, os alunos podem articular seus conhecimentos prévios e vivências (conceitos espontâneos) com conceitos químicos oriundos da educação escolar, favorecendo a construção de conceitos científicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA Fantástica Fábrica da Química: Contribuições de uma peça de Teatro Científico para Educação em Química.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages105 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseDivulgação científicapt_BR
dc.keywords.portugueseTeatro científicopt_BR
dc.keywords.portugueseFormação de conceitospt_BR
dc.keywords.portugueseAtividades experimentaispt_BR
dc.keywords.englishPopularizantion of sciencept_BR
dc.keywords.englishScientific theaterpt_BR
dc.keywords.englishFormation of conceptspt_BR
dc.keywords.englishExperimental activitiespt_BR
dc.orientador.principalOLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducaçãopt_BR
dc.date.available2018-04-16T20:15:34Z-
dc.date.accessioned2018-04-16T20:15:34Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva_2018.pdf736,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.