Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS, Danielle Fernandes-
dc.date.issued2011-10-24-
dc.identifier.citationCAMPOS, Danielle Fernandes. Avaliação do impacto da Certificação ISO 9001 e do conhecimento acumulado no desempenho das organizações do setor automobilístico. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1314-
dc.description.abstractA utilização de práticas da gestão da qualidade, a busca pela certificação ISO 9001 e a gestão do conhecimento podem criar um ambiente propício para melhoria do desempenho organizacional, contribuindo para que as organizações se mantenham competitivas no mercado em que atuam. Diversos trabalhos exploram a relação entre desempenho organizacional e as práticas de gestão da qualidade e a gestão do conhecimento isoladamente, porém poucos exploram essa relação simultaneamente. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada utilizando abordagem quantitativa, com objetivo de analisar a relação existente entre o desenvolvimento das organizações, em termos de eficácia de sistema de gestão da qualidade e gestão baseada no conhecimento, com a qualidade do produto. Para confirmar ou refutar as hipóteses de pesquisa estabelecidas foram coletados dados utilizando survey junto a empresas integrantes da cadeia automobilística brasileira. O instrumento de pesquisa para coleta de dados foi desenvolvido baseando-se na literatura sobre os temas Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento, e constitui-se de nove construtos, sendo oito compostos por variáveis independentes e um por variáveis dependentes. Conclui-se que existe forte correlação entre variáveis independentes e as variáveis dependentes satisfação do cliente, custos relacionados à qualidade do produto e taxa de produtos com defeito; existe correlação entre variáveis dos construtos fornecedores e liderança da alta gerência e a taxa de produtos com defeito. Utilizando-se o teste Qui-Quadrado, conclui-se que o desenvolvimento organizacional impacta positivamente na qualidade do produto. O tamanho das empresas pode ser positivamente relacionado às variáveis custos relacionados à qualidade do produto, desperdício e taxas de produtos com defeito. E por fim, o tempo de obtenção do certificado ISO 9001 em si não impacta no aumento da qualidade na empresa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação do impacto da Certificação ISO 9001 e do conhecimento acumulado no desempenho das organizações do setor automobilístico.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages105 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseGestão da Qualidadept_BR
dc.keywords.portugueseISO 9001pt_BR
dc.keywords.portugueseGestão do Conhecimentopt_BR
dc.keywords.portugueseSetor Automobilísticopt_BR
dc.keywords.englishQuality Managementpt_BR
dc.keywords.englishKnowledge Managementpt_BR
dc.keywords.englishSurveypt_BR
dc.keywords.englishAutomotive Sectorpt_BR
dc.orientador.principalTURRIONI, João Batista-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaProduçãopt_BR
dc.date.available2018-06-05T19:35:23Z-
dc.date.accessioned2018-06-05T19:35:23Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038673.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.