UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1370
Tipo: Dissertação
Título: Consideração dos efeitos de potência reativa na análise de perdas elétricas em sistemas de potência.
Autor(es): ALMEIDA, Adriano Batista de
Abstract: Esta dissertação discute o problema de redução de perda de potência ativa em sistemas de potência através do redespacho de potência reativa em geradores. A circulação de potência reativa na rede causa perda ativa no sistema. Então uma redução na perda ativa pode ser alcançada com um adequado ajuste das fontes de potência reativa do sistema. O problema de redespacho de potência reativa em geradores deve levar em consideração a posição física destes geradores no sistema, já que a potência reativa tem característica local. Então dependendo da configuração do sistema, a minimização da perda ativa pode não ser alcançada através do redespacho de geradores. Isto também pode ocorrer pela escolha incorreta dos geradores para participarem do redespacho. Diante disso, é proposto um método simples baseado em análise de sensibilidade para a determinação dos geradores mais indicados a participar do repespacho de potência reativa, visando à redução de perda ativa no sistema ou em uma área de interesse. O emprego do vetor tangente também é apresentado para este propósito. O problema do redespacho de potência reativa nos geradores é resolvido através da incorporação de uma restrição em uma matriz Jacobiana modificada do Fluxo de Potência, cuja solução é obtida pelo método de Newton-Raphson. A restrição considerada é a perda ativa em uma área de interesse. Neste trabalho, a área de interesse é a área crítica, pois a segurança do sistema está fortemente ligada à perda de potência ativa nesta área. Uma vez que o problema de redução de perdas em sistemas de potência é, geralmente, abordado através de técnicas de otimização, uma comparação da solução do método de redespacho apresentado e a solução de um programa de Fluxo de Potência Ótimo também é realizada. Uma vantagem da metodologia apresentada, com relação ao Fluxo de Potência Ótimo é a facilidade de implementação em qualquer programa de fluxo de potência. Um programa computacional de Fluxo de Potência que considera a metodologia de identificação e redespacho de geradores foi desenvolvido em Matlab®. Os resultados são apresentados através de dois sistemas: um sistema teste e um sistema real brasileiro.
Citação: ALMEIDA, Adriano Batista de. Consideração dos efeitos de potência reativa na análise de perdas elétricas em sistemas de potência. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1370
Data do documento: Mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038062.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.