Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Flávia Aparecida Oliveira.-
dc.date.issued2010-05-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Flávia Aparecida Oliveira. Criação da ferramenta de detecção de plágio em ambiente virtual de aprendizagem. 2010. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1456-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o software Araponga desenvolvido para dar suporte a investigação de plágio de atividades dissertativas em ambientes virtuais de aprendizagem, sua aplicação em várias situações de teste e uma análise de seus resultados. O ambiente virtual de aprendizagem escolhido para integração e os testes foi o TelEduc, instalado no servidor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá. Este desenvolvimento teve origem no estudo dos algoritmos dos softwares já disponíveis e respectivas deficiências. Dentre os encontrados, o mais próximo do objetivo almejado foi o software Sherlock, que foi aqui também implementado para avaliação das deficiências e busca de suas soluções na implementação do Araponga. O software Araponga enfatiza dois aspectos: o pré-processamento dos textos a serem analisados e a comparação entre frases dos textos aumentando a eficiência de detecção em situações de possíveis plágios antes não percebidas pelo Software Sherlock. Além de permitir uma analise intra-corpal, o Araponga permite uma análise extra-corpal no Google, de dentro do ambiente virtual de aprendizagem, o que auxilia mais o processo de investigação. O objetivo da pesquisa e desenvolver uma ferramenta para auxiliar o avaliador na detecção de plágio, disponibilizando um software livre que alcance a detecção de diversas ocorrências de plágio. Esta automatização favorece a confiabilidade dos resultados do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCriação da ferramenta de detecção de plágio em ambiente virtual de aprendizagem.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages65 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSherlockpt_BR
dc.keywords.portugueseTelEducpt_BR
dc.keywords.portuguesePlágiopt_BR
dc.keywords.portugueseDetecçãopt_BR
dc.keywords.portugueseEducação a distânciapt_BR
dc.keywords.englishPlagiarismpt_BR
dc.keywords.englishDetectionpt_BR
dc.keywords.englishEducationpt_BR
dc.keywords.englishDistancept_BR
dc.orientador.principalFRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Elétricapt_BR
dc.pg.areaAutomação e Sistemas Elétricos Industriaispt_BR
dc.date.available2018-07-10T19:34:32Z-
dc.date.accessioned2018-07-10T19:34:32Z-
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037064.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.