Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Flávia Aparecida Oliveira. | - |
dc.date.issued | 2010-05-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Flávia Aparecida Oliveira. Criação da ferramenta de detecção de plágio em ambiente virtual de aprendizagem. 2010. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1456 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o software Araponga desenvolvido para dar suporte a investigação de plágio de atividades dissertativas em ambientes virtuais de aprendizagem, sua aplicação em várias situações de teste e uma análise de seus resultados. O ambiente virtual de aprendizagem escolhido para integração e os testes foi o TelEduc, instalado no servidor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá. Este desenvolvimento teve origem no estudo dos algoritmos dos softwares já disponíveis e respectivas deficiências. Dentre os encontrados, o mais próximo do objetivo almejado foi o software Sherlock, que foi aqui também implementado para avaliação das deficiências e busca de suas soluções na implementação do Araponga. O software Araponga enfatiza dois aspectos: o pré-processamento dos textos a serem analisados e a comparação entre frases dos textos aumentando a eficiência de detecção em situações de possíveis plágios antes não percebidas pelo Software Sherlock. Além de permitir uma analise intra-corpal, o Araponga permite uma análise extra-corpal no Google, de dentro do ambiente virtual de aprendizagem, o que auxilia mais o processo de investigação. O objetivo da pesquisa e desenvolver uma ferramenta para auxiliar o avaliador na detecção de plágio, disponibilizando um software livre que alcance a detecção de diversas ocorrências de plágio. Esta automatização favorece a confiabilidade dos resultados do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Criação da ferramenta de detecção de plágio em ambiente virtual de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 65 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sherlock | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | TelEduc | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Plágio | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Detecção | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação a distância | pt_BR |
dc.keywords.english | Plagiarism | pt_BR |
dc.keywords.english | Detection | pt_BR |
dc.keywords.english | Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Distance | pt_BR |
dc.orientador.principal | FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.pg.area | Automação e Sistemas Elétricos Industriais | pt_BR |
dc.date.available | 2018-07-10T19:34:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T19:34:32Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_0037064.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.