Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSOUZA, Fabrícia Ferreira de-
dc.date.issued2010-10-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Fabrícia Ferreira de. Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1466-
dc.description.abstractAs inovações tecnológicas de recursos educativos digitais têm aumentado de forma considerável nos últimos anos e gerado discussões relevantes quanto à ampla possibilidade de utilização da tecnologia como apoio ao aprendizado. Estas discussões são conduzidas sob várias perspectivas: a psicologia, a pedagogia e a computação são exemplos de áreas do conhecimento que permeiam estas discussões. Embora a tecnologia favoreça o desenvolvimento de objetos de aprendizagem cada vez mais sofisticados, o uso desta ferramenta tem exigido do usuário maior esforço em relação à atenção, coordenação motora, percepção e compreensão. Neste caso, é possível que as pessoas com necessidades educativas especiais enfrentem barreiras relacionadas à suas dificuldades de aprendizagem. A proposta deste trabalho foi analisar as dificuldades de interação de PNEE com jogos educativos e investigar as diferentes áreas do conhecimento que podem influenciar o desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem adaptados às pessoas com necessidades educativas especiais. O objetivo foi especificar um conjunto de heurísticas adequadas ao domínio considerado: jogos educativos para PNEE. Os experimentos necessários à execução do trabalho foram realizados a partir de uma parceria entre os pesquisadores envolvidos e duas instituições: Instituto Girassol e APAE. O Instituto Girassol é uma entidade sem fins lucrativos criada para desenvolver processos de inclusão social que envolvam pessoas com necessidades especiais, que inclui as necessidades educativas. Na APAE de Itajubá – MG, a investigação ocorreu durante aulas ministradas em um laboratório de informática por professores que são orientados pelos pedagogos e psicólogos da instituição.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages99 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseObjetos de aprendizagempt_BR
dc.keywords.portugueseJogos educativospt_BR
dc.keywords.portugueseDificuldades de interaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.keywords.portugueseHeurísticaspt_BR
dc.keywords.englishLearning objectspt_BR
dc.keywords.englishEducational gamespt_BR
dc.keywords.englishInteraction difficultypt_BR
dc.keywords.englishLearning difficultypt_BR
dc.keywords.englishHeuristicspt_BR
dc.orientador.principalRAMOS, Alexandre Carlos Brandão-
dc.orientador.coorientadorPAULA, Melise Maria Veiga de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaCiência e Tecnologia da Computaçãopt_BR
dc.pg.areaMatemática da Computaçãopt_BR
dc.date.available2018-07-12T17:44:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-12T17:44:27Z-
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação-
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