Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Fabrícia Ferreira de | - |
dc.date.issued | 2010-10-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Fabrícia Ferreira de. Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1466 | - |
dc.description.abstract | As inovações tecnológicas de recursos educativos digitais têm aumentado de forma considerável nos últimos anos e gerado discussões relevantes quanto à ampla possibilidade de utilização da tecnologia como apoio ao aprendizado. Estas discussões são conduzidas sob várias perspectivas: a psicologia, a pedagogia e a computação são exemplos de áreas do conhecimento que permeiam estas discussões. Embora a tecnologia favoreça o desenvolvimento de objetos de aprendizagem cada vez mais sofisticados, o uso desta ferramenta tem exigido do usuário maior esforço em relação à atenção, coordenação motora, percepção e compreensão. Neste caso, é possível que as pessoas com necessidades educativas especiais enfrentem barreiras relacionadas à suas dificuldades de aprendizagem. A proposta deste trabalho foi analisar as dificuldades de interação de PNEE com jogos educativos e investigar as diferentes áreas do conhecimento que podem influenciar o desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem adaptados às pessoas com necessidades educativas especiais. O objetivo foi especificar um conjunto de heurísticas adequadas ao domínio considerado: jogos educativos para PNEE. Os experimentos necessários à execução do trabalho foram realizados a partir de uma parceria entre os pesquisadores envolvidos e duas instituições: Instituto Girassol e APAE. O Instituto Girassol é uma entidade sem fins lucrativos criada para desenvolver processos de inclusão social que envolvam pessoas com necessidades especiais, que inclui as necessidades educativas. Na APAE de Itajubá – MG, a investigação ocorreu durante aulas ministradas em um laboratório de informática por professores que são orientados pelos pedagogos e psicólogos da instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de jogos computacionais como objetos de aprendizagem para pessoas com necessidades educativas especiais. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 99 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Jogos educativos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Dificuldades de interação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Heurísticas | pt_BR |
dc.keywords.english | Learning objects | pt_BR |
dc.keywords.english | Educational games | pt_BR |
dc.keywords.english | Interaction difficulty | pt_BR |
dc.keywords.english | Learning difficulty | pt_BR |
dc.keywords.english | Heuristics | pt_BR |
dc.orientador.principal | RAMOS, Alexandre Carlos Brandão | - |
dc.orientador.coorientador | PAULA, Melise Maria Veiga de | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ciência e Tecnologia da Computação | pt_BR |
dc.pg.area | Matemática da Computação | pt_BR |
dc.date.available | 2018-07-12T17:44:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-12T17:44:27Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_0037509.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.