Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, Verônica Gonçalves-
dc.date.issued2018-05-25-
dc.identifier.citationDUARTE, Verônica Gonçalves. Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1469-
dc.description.abstractNa busca de se repensar o papel do ensino-aprendizagem na educação superior e de se compreender o processo de construção do conhecimento dos alunos, surgem implementações de novos modelos de ensino no âmbito da educação. Diversas instituições têm buscado novos meios que superem o ensino tradicional e que possam promover inovações didáticas que tornem a aprendizagem mais significativa, que impliquem em um movimento constante do “aprender a aprender”. Esta pesquisa aborda o uso de metodologias ativas na educação superior, método que tem como finalidade mobilizar os alunos durante as aulas por meio de atividades que exigem aplicação de conceitos, a argumentação e a explicação desses conceitos de forma colaborativa. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos alunos acerca do uso de metodologias ativas aplicadas em disciplinas de ciências exatas da UNIFEI. Os dados foram analisados por meio da abordagem qualitativa; a produção dos dados foi desenvolvida por meio de observação e análise de 99 questionários respondidos por estudantes das disciplinas de Prática de Ensino I e Física Geral I, na quais foi utilizada a metodologia Peer Instruction. Para direcionar a análise dos dados, foram usados conceitos da Análise de Conteúdo. As percepções extraídas das falas dos alunos indicam que as metodologias ativas proporcionam maior interação entre os envolvidos no processo educativo, preparando para o trabalho em equipe e aproximando alunos e professor, estabelecem relação entre o conteúdo aprendido com a realidade vivida pelos alunos, colaboram com uma aprendizagem mais significativa, oportunizam uma participação mais ativa na construção do conhecimento, promovem o desejo dos alunos em permanecer nas aulas, geram autonomia e facilitam a compreensão de conceitos. No entanto, nem todos os envolvidos nesse processo estão preparados; o professor precisa estar atento às novas tecnologias e anseios dos alunos. E estes, algumas vezes, sentem dificuldade em manter a atenção nas aulas e gerenciar o tempo para realizar as atividades on-line.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMetodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages114 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino-aprendizagempt_BR
dc.keywords.portugueseEducação superiorpt_BR
dc.keywords.portugueseAlunopt_BR
dc.keywords.portugueseMetodologias ativaspt_BR
dc.keywords.englishTeaching-learning processpt_BR
dc.keywords.englishHigher educationpt_BR
dc.keywords.englishStudentpt_BR
dc.keywords.englishActive learningpt_BR
dc.orientador.principalFERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.orientador.coorientadorFIGUEIREDO FILHO, Newton-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação e Tecnologiaspt_BR
dc.date.available2018-07-12T19:21:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-12T19:21:46Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018085.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.