Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSCHONHORST, Gustavo Bonnard-
dc.date.issued2010-03-22-
dc.identifier.citationSCHONHORST, Gustavo Bonnard. Mineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado. 2010. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1495-
dc.description.abstractA descoberta de regras de associação é uma tarefa de mineração de dados que vem sendo estudada desde o início da década de 1990. Uma das principais aplicações destas regras é na análise de cesto de compras. Neste tipo de problema busca-se por padrões no comportamento dos consumidores, adquirindo o conhecimento de quais produtos costumam ser levados juntos em uma mesma compra. O conhecimento adquirido pode ser utilizado como suporte a tomada de decisões tanto em nível operacional como em nível estratégico. O crescente interesse de pesquisadores nesta área se deve tanto a utilidade prática como as dificuldades e limitações presentes neste tipo de análise. Mesmo assim aplicações reais ainda são poucas. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de cesto de compras através da mineração de regras de associação sobre os dados transacionais de um supermercado de forma a proporcionar maior conhecimento do negócio. Foram consideradas na análise centenas de milhares de compras relativas a quatro meses. A técnica utilizada neste trabalho mostrou-se capaz de gerar grande quantidade de conhecimento útil à tomada de decisões. A definição de um foco específico mostrou-se fundamental para o sucesso da análise.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages68 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseMineração de dadospt_BR
dc.keywords.portugueseRegras de associaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseSupermercadopt_BR
dc.keywords.englishMarket Basket Analysispt_BR
dc.orientador.principalBALESTRASSI, Pedro Paulo-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaQualidade e Produtopt_BR
dc.date.available2018-07-31T17:04:47Z-
dc.date.accessioned2018-07-31T17:04:47Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036319.pdf517,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.