Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MATUCK, Pedro Julio | - |
dc.date.issued | 2018-07-29 | - |
dc.identifier.citation | MATUCK, Pedro Julio. Uso de aprendizado por reforço para controle dinâmico de tráfego urbano. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1505 | - |
dc.description.abstract | Motivado por decisões políticas acerca do trânsito da cidade de São Paulo, este trabalho apresenta uma nova forma de se pensar a respeito do tráfego viário urbano. A estrutura de ruas e avenidas das cidades, em muitos casos se mostra propensa a apresentar gargalos e formar congestionamentos, assim, esta tese propõe o uso da técnica de Aprendizagem por Reforço para ajudar uma infraestrutura viária a encontrar um ponto de equilíbrio através do controle dinâmico das velocidades máximas permitidas em cada via. Este controle tem como foco o aumento da vazão de veículos, dado que a malha abstrata utilizada possui um ponto de partida e outro de chegada. Um simulador de mobilidade urbana foi utilizado para auxiliar nesta atividade e, para atender todos os requisitos da pesquisa, uma Aplicação também foi desenvolvida para gerenciar a simulação. Em seguida, o processo de aprendizado é avaliado diante diferentes circunstâncias e uma análise é feita sobre o resultado apresentado. Ao final, pontos positivos e negativos a respeito do trabalho são discutidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Uso de aprendizado por reforço para controle dinâmico de tráfego urbano. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 69 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Processo Decisório de Markov | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Aprendizado por Reforço | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tráfego | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Veículos | pt_BR |
dc.keywords.english | Markov Decision Process | pt_BR |
dc.keywords.english | Reinforcement Learning | pt_BR |
dc.keywords.english | Traffic | pt_BR |
dc.keywords.english | Vehicles | pt_BR |
dc.orientador.principal | BASTOS, Guilherme de Sousa | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ciência e Tecnologia da Computação | pt_BR |
dc.pg.area | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.date.available | 2018-08-01T20:07:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T20:07:08Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2018099.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.