Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi. Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1512 | - |
dc.description.abstract | Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias de hoje. Entretanto, não são frequentes relatos de trabalhos nessa perspectiva em escolas brasileiras, e sim, um ensino que valoriza a memorização de informações, abordando os conteúdos de maneira fragmentada e fora do contexto social do aluno. Sendo assim, no presente trabalho, busca-se refletir acerca das implicações da utilização do enfoque CTS em sala de aula, mediante o uso de diversas estratégias metodológicas de ensino. Nesse contexto, é realizada uma pesquisa bibliográfica acerca desse movimento, buscando-se compreender sua história e objetivos, bem como foi elaborada uma Sequência Didática (SD) para ser usada em aulas de biologia, no 2º ano do Ensino Médio, sobre o conteúdo Doenças Negligenciadas. O desenvolvimento de cada etapa dessa SD foi apresentado de forma detalhada, indicando-se como cada atividade se articula ao que é proposto pelo movimento CTS e se vincula ao desenvolvimento de habilidades e competências ressaltadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Além disso, destaca-se a importância de que a SD seja aplicada segundo a teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento de tais habilidades e competências, o senso crítico e a reflexão, bem como a construção da autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma sequência didática para o ensino médio sobre doenças contagiosas causadas por micro-organismo fundamentada na perspectiva CTS. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 102 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Movimento CTS | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sequência didática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Doenças negligenciadas | pt_BR |
dc.keywords.english | STS movement | pt_BR |
dc.keywords.english | Following teaching | pt_BR |
dc.keywords.english | Neglected diseases | pt_BR |
dc.orientador.principal | ASSIS, Alice | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e aprendizagem no ensino de ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2018-08-06T14:25:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T14:25:44Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2017105.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.