Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDONÇA, Daniel-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Daniel. Práticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1524-
dc.description.abstractA Energia vem acompanhando a evolução da sociedade desde os tempos primários. Atualmente se tornou um elemento básico na infraestrutura econômica e industrial de um país. Contudo, estudos apontam dados preocupantes da ação antropogênica; sendo a atividade inconsciente e desenfreada da exploração humana sobre o planeta Terra um dos fatores mais significativos e responsável pelos impactos ambientais da atual sociedade. A solução para a maioria desses problemas seria alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Surge, então, a necessidade de uma educação que contemple fatores sociais, culturais, ambientais e energéticos que se apresentam como primordiais para desenvolver uma consciência ecológica nos indivíduos. Nesse contexto, este trabalho relata e descreve a aplicação de um projeto de intervenção, realizado em um colégio da rede particular de ensino, da cidade de Varginha, em Minas Gerais, no qual se faz uso de metodologias ativas para ensinar conteúdos relacionados à disciplina de ciências. Para isso, a proposta parte da instalação de energia fotovoltaica como uma escolha sustentável feita pela direção do colégio. A partir dos questionários e análises dos métodos desenvolvidos, foi possível constatar que os estudantes se mostraram mais envolvidos, interessados e participantes das aulas. Portanto, a utilização das metodologias ativas, auxiliaram tanto o professor em suas atividades docentes bem como os alunos que relataram se sentir mais motivados com as práticas adotadas neste projeto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePráticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages133 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnergiapt_BR
dc.keywords.portugueseFotovoltaicapt_BR
dc.keywords.portugueseEnsinopt_BR
dc.keywords.portugueseCiênciaspt_BR
dc.keywords.englishEnergypt_BR
dc.keywords.englishPhotovoltaicspt_BR
dc.keywords.englishTeachingpt_BR
dc.keywords.englishSciencept_BR
dc.orientador.principalTIAGO FILHO, Geraldo Lúcio-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaEnergia, Sociedade e Meio Ambientept_BR
dc.date.available2018-08-09T19:29:29Z-
dc.date.accessioned2018-08-09T19:29:29Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018106.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.