Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFIGUEIREDO, Marilu Alcântara de Melo-
dc.date.issued2015-06-15-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Marilu Alcântara de Melo. Dor lombar em condutores de ônibus: investigação da associação com exposição à vibração de corpo-inteiro. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/152-
dc.description.abstractA atividade de condutor de ônibus implica em diversos riscos à saúde dos trabalhadores, compreendendo a exposição à Vibração de Corpo-Inteiro (VCI). As patologias relacionadas à coluna vertebral têm sido consideradas doenças incapacitantes. Representam razões de comprometimento das atividades laborativas, de ausência do trabalho e são os tópicos patológicos mais recorrentes na literatura relacionada à VCI. Este trabalho teve como objetivo verificar as variáveis significantes na prevalência da dor lombar entre motoristas e cobradores de ônibus do município de Itajubá, localizado no Sul do estado de Minas Gerais, Brasil. O estudo foi realizado em uma empresa de ônibus. Um questionário foi aplicado em 50 condutores para verificar variáveis socioeconômicas, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho e condições de saúde. Para verificação da exposição à VCI foi empregado um acelerômetro de assento afixado rigidamente sobre o plano do assento dos condutores. Os sinais advindos do acelerômetro das direções ortogonais x, y e z foram amplificados e registrados, segundo a norma IS0-2631 (1997). Foi aplicada a regressão logística não-condicional para controlar as variáveis de confusão. Na análise multivariada foram consideradas significantes para explicação da dor lombar nos últimos doze meses: a) aceleração equivalente no eixo z – Aeq (z) (RC=1,05 IC₉₅% 1,00-1,10); b) patologia ortopédica (RC=6,79 IC₉₅% 0,93-49,7) c) diagnóstico de Hérnia de Disco (RC=16,6 IC₉₅% 2,03-135,3); d) ocupação de motorista (RC=0,022 IC₉₅% 0,002-0,22). Para a variável dependente dor lombar nos últimos sete dias, foram consideradas significantes: a) aceleração equivalente no eixo z – Aeq (z) (RC=1,03 IC₉₅% 0,99-1,06); b) patologia ortopédica (RC=29,52 IC₉₅% 2,61-333,3); c) insatisfação no trabalho (RC=26,58 IC₉₅% 2,55-276,30); d) idade (RC=0,19 IC₉₅% 0,02-1,28). Apesar de somente o valor da aceleração no eixo z ter sido significante no modelo final, observou-se que os valores estão acima dos limites de exposição, o que remete a adoção de medidas de prevenção. Os resultados podem contribuir para a melhoria no posto de trabalho dos condutores, contribuindo também para a evolução da ergonomia no processo de produção de veículos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDor lombar em condutores de ônibus: investigação da associação com exposição à vibração de corpo-inteiro.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages79 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseVibração de Corpo-Inteiropt_BR
dc.keywords.portugueseDor Lombarpt_BR
dc.keywords.portugueseCondutores de Ônibuspt_BR
dc.keywords.portugueseEpidemiologiapt_BR
dc.keywords.englishWhole Body-Vibrationpt_BR
dc.keywords.englishBack painpt_BR
dc.keywords.englishBus conductorspt_BR
dc.keywords.englishEpidemiologypt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Luiz Felipe-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMeio Ambiente e Recursos Hídricospt_BR
dc.pg.areaDiagnóstico, Monitoramento e Gestão Ambientalpt_BR
dc.date.available2015-11-05T13:46:51Z-
dc.date.accessioned2015-11-05T13:46:51Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos-
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