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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CALDEIRA, Natália da Silva | - |
dc.date.issued | 2009-04-24 | - |
dc.identifier.citation | CALDEIRA, Natália da Silva. Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1602 | - |
dc.description.abstract | Os estabilizadores de sistemas de potência, PSS, são empregados para suprimir oscilações em baixa frequência e melhorar a estabilidade de sistemas. Estes elementos introduzem amortecimento nas oscilações do sistema a partir do princípio de compensação de fase da teoria de controle. Sua atuação resulta na inserção de uma parcela de conjugado elétrico em fase com a variação de velocidade. Usualmente os estabilizadores são inseridos na referência dos reguladores de tensão, das unidades geradoras, constituindo os chamados EPSS, ou seja, Excitation Power System Stabilizer. O presente trabalho propõe uma aplicação não convencional de estabilizadores de sistemas de potência, considerando tais elementos inseridos na referência dos reguladores de velocidade e turbina, sendo desta forma denominados por GPSS – Governor Power System Stabilizer. O GPSS apresenta vantagens interessantes quando se comparado com o EPSS, principalmente em sistemas multimáquinas. Estas vantagens estão diretamente relacionadas com as características dinâmicas dos elementos, onde os estabilizadores são inseridos. Em um sistema multimáquina, o acoplamento dinâmico existente entre o sistema de excitação e o regulador de tensão de uma unidade geradora com os respectivos elementos das demais unidades geradoras do sistema, faz com que o projeto dos EPSS seja um procedimento coordenado envolvendo cálculos complexos. O procedimento de ajuste dos GPSS pode ser realizado para um sistema radial (máquina x barramento infinito) e estendido para um sistema multimáquina, o que significa fazer um controle local na respectivaunidade, onde o PSS será inserido, porém com melhoria na estabilidade de todo o sistema. As principais vantagens do GPSS estão relacionadas ao seu projeto, no qual ajustes e cálculos extensos são evitados, à maior robustez quando da variação da condição operativa do sistema e a não necessidade do ajuste coordenado de estabilizadores quando aplicados em sistemas multimáquinas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de modelos matemáticos e de técnicas de ajuste, a avaliação da atuação dos GPSS em sistemas radiais e multimáquinas e uma análise comparativa entre o GPSS e o EPSS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 112 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistemas elétricos de potência | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Estabilizadores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Reguladores de velocidade | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Turbinas | pt_BR |
dc.orientador.principal | FERREIRA, Cláudio | - |
dc.orientador.coorientador | MENDES, Pedro Paulo de Carvalho | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.pg.area | Sistemas Elétricos de Potência | pt_BR |
dc.date.available | 2018-08-29T17:21:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T17:21:50Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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