Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1651
Tipo: Dissertação
Título: Operação ótima de sistemas de distribuição, utilizando sistemas imunológicos artificiais e lógica Fuzzy, considerando a curva de carga diária.
Autor(es): CARDOZO, Guillermo Pedro Alonso
Abstract: A eficiência na operação dos sistemas elétricos é um desafio cada vez maior para as empresas concessionárias, quanto à redução das perdas elétricas, o aumento da confiabilidade do sistema, e a qualidade do abastecimento aos usuários. O presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de otimização para a reconfiguração horária de uma rede de distribuição do tipo radial com recursos, considerando os dados da curva de carga diária estimada. A reconfiguração horária da rede é abordada como um problema de otimização multiobjetivo, onde os objetivos são a minimização das perdas elétricas, do desvio da tensão de seu valor nominal e do desequilíbrio das correntes nos circuitos. Analisam-se dois problemas, primeiro a reconfiguração para a demanda fixa considerando a corrente média dos circuitos no período de tempo considerado, e o segundo problema considerando a demanda variável propondo três mudanças da configuração do sistema por dia, considerando esta condição como uma restrição da operação levando em conta a vida útil do equipamento, o estudo pode ser posteriormente estendido a diferentes quantidades de operações diárias. São considerados 24 níveis de carga (demanda média horária), obtidos da estimação da curva de carga por cada alimentador em uma determinada configuração, para cada nível de carga é utilizado um fluxo de potência adequado considerando o desequilíbrio presente nas redes de distribuição. É utilizada a representação topológica da rede mediante a Teoria de Grafos devido a sua versatilidade e ampla utilização nos problemas de distribuição aferida pela bibliografia consultada, as diferentes configurações são obtidas mediante operações algébricas propostas neste trabalho. Para a abordagem do problema é proposto um novo algoritmo baseado na heurística de Sistemas Imunológicos Artificiais, com o auxílio da lógica Fuzzy para a procura da solução do problema multiobjetivo, propondo modificações de forma a melhorar o desempenho quanto à procura da solução e custo computacional.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CARDOZO, Guillermo Pedro Alonso. Operação ótima de sistemas de distribuição, utilizando sistemas imunológicos artificiais e lógica Fuzzy, considerando a curva de carga diária. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1651
Data do documento: Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018126.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.