Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorNORONHA, Juliana Caminha-
dc.date.issued2009-05-05-
dc.identifier.citationNORONHA, Juliana Caminha. Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1681-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma aplicação da Teoria de Opções Reais às análises de investimentos em desenvolvimento de produtos e tomada de decisão numa indústria de autopeças, por meio do método de pesquisa-ação, respondendo o objetivo técnico de prover soluções acuradas para avaliação econômico-financeira e tomada de decisão em projetos de desenvolvimento. Adicionalmente, o trabalho contribui cientificamente com a proposição de uma sistemática para aplicação da teoria das opções reais no processo de desenvolvimento de um projeto de plataforma. A motivação para utilizar a Teoria de Opções Reais na avaliação de investimentos reside em seu potencial de conceituar e quantificar o prêmio da opção, ou seja, o valor da flexibilidade gerencial associada a uma ação estratégica que pode ser executada ao longo da vida do projeto. Considerando que o desenvolvimento de produtos envolve investimentos em múltiplos estágios, ele pode ser tratado como uma opção sequencial composta, possibilitando uma gestão do desenvolvimento mais realista uma vez que se valora a tomada de decisão por períodos e proporciona-se uma visão detalhada do investimento e suas incertezas. Ao longo do trabalho, o método binomial é aplicado à análise de desenvolvimento de um conjunto de anéis de pistão, em que se incorporam decisões de investimento em cada etapa, se adequando ao modelo stage-gate adotado pela empresa. Ressalta-se que, no momento da análise dos dados, promoveu-se uma discussão acerca das incertezas que influenciam o desenvolvimento de produto e como modelá-las, contribuindo para o processo de aprendizagem da equipe acerca do ambiente de negócios e processo de desenvolvimento de produtos. Como resultado, tem-se uma nova perspectiva do valor do projeto de desenvolvimento para a empresa e das decisões do composto de marketing associado ao produto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOpções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages93 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseopções reaispt_BR
dc.keywords.portugueseanálise de investimentospt_BR
dc.keywords.portuguesedesenvolvimento de produtospt_BR
dc.keywords.portuguesemodelo stage-gatept_BR
dc.keywords.englishreal optionspt_BR
dc.keywords.englishinvestment analysispt_BR
dc.keywords.englishproduct developmentpt_BR
dc.keywords.englishstage-gate modelpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Carlos Eduardo Sanches da-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaQualidade e Produtopt_BR
dc.date.available2018-09-19T18:54:46Z-
dc.date.accessioned2018-09-19T18:54:46Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
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