Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVA, Suzan Evelin-
dc.date.issued2018-10-01-
dc.identifier.citationSILVA, Suzan Evelin. Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 312 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1759-
dc.description.abstractA forma como novas tecnologias são implementadas, a modernização dos processos produtivos e as novas formas de organização do trabalho, na busca de aumentar a produtividade, ganhos, a efetividade e qualidade dos serviços prestados, podem influenciar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A presente pesquisa trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, que teve por objetivo investigar a QVT dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sob a percepção dos trabalhadores. Para a coleta de dados da etapa quantitativa foi aplicada a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), constituído por 30 questões fechadas, composta pelos seguintes fatores: organização e condições do trabalho e relações socioprofissionais. Na etapa qualitativa foi realizada uma entrevista semiestruturada, composta por cinco questões acerca dos significados de QVT para o trabalhador (tema 1), das fontes de bem-estar (tema 2) e mal-estar (tema 3) no trabalho, da percepção do trabalhador quanto à valorização enquanto TAE em sua Instituição e em seu local de trabalho (tema 4) e das considerações dos TAEs sobre a desvalorização e menor importância atribuída ao trabalho desta carreira em relação ao trabalho docente em sua instituição (tema 5). Na etapa quantitativa a amostra foi constituída por 166 trabalhadores TAEs e encontraram-se os seguintes resultados: os trabalhadores TAEs da instituição pesquisada perceberam o seu contexto global de trabalho como crítico. Ao se analisar o contexto de trabalho separadamente por fator, constatou-se que os participantes do estudo perceberam a “Organização do Trabalho” e as “Relações Socioprofissionais” como críticas e as “Condições de Trabalho” como satisfatória. Na etapa qualitativa a amostra foi constituída por 30 trabalhadores TAEs e foram encontradas 14 ideias centrais para o tema 1, 12 ideias centrais para o tema 2, 12 ideias centrais para o tema 3, 12 ideias centrais para o tema 4 e 10 ideias centrais para o tema 5. Observou-se que as percepções mais frequentes dos temas foram: tema 1 - “Ter reconhecimento, crescimento e realização profissional” e “Ter estrutura física, mobiliários e instrumentos de trabalho adequados, condições de trabalho e suporte organizacional”, tema 2 - “Ter um bom relacionamento interpessoal”, tema 3 - “Problemas nas relações interpessoais” e “Estrutura física, mobiliários, equipamentos e ambiente inadequados e falta de suporte organizacional”, tema 4 - “Não há apoio, reconhecimento e valorização pela gestão” e tema 5 - “Há desvalorização, falta de reconhecimento e diferença de tratamento entre TAEs e docentes pela gestão/instituição/sindicato”. Concluiu-se que os participantes do estudo percebem o seu contexto de trabalho como crítico, indicando um risco de adoecimento desses trabalhadores e que os significados que os TAEs atribuem a ter qualidade de vida no trabalho, as opiniões sobre as fontes de bem-estar e mal-estar no trabalho no trabalho segundo esses trabalhadores, as percepções de valorização/desvalorização que estes têm enquanto TAE em sua instituição e local de trabalho e as considerações sobre a valorização/desvalorização e a menor importância ou não atribuída aos papeis que os TAEs desempenham, em relação ao trabalho docente, foram diversificados, assumindo caráter multidimensional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleQualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages312 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseQualidade de Vida no Trabalhopt_BR
dc.keywords.portugueseContexto de trabalhopt_BR
dc.keywords.portugueseTécnicos Administrativos em Educaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.keywords.portugueseValorização do Trabalhadorpt_BR
dc.keywords.portugueseDiscurso do Sujeito Coletivopt_BR
dc.keywords.englishQuality of Life at Workpt_BR
dc.keywords.englishWork Contextpt_BR
dc.keywords.englishTechnical and Administrative Staff in Educationpt_BR
dc.keywords.englishWorker’s Healthpt_BR
dc.keywords.englishWorker’s Appreciationpt_BR
dc.keywords.englishDiscourse of the Collective Subjectpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Luiz Felipe-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaDesenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.linhaDesenvolvimento e Sociedadept_BR
dc.date.available2018-10-16T18:01:16Z-
dc.date.accessioned2018-10-16T18:01:16Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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