Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Lilian Maria de Souza-
dc.date.issued2007-12-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lilian Maria de Souza. A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1802-
dc.description.abstractA qualidade tem sido considerada uma das principais dimensões de competitividade e um imperativo de sobrevivência para as organizações. Apesar da ampla adesão aos principais sistemas e modelos de gestão da qualidade, ainda existe pouca atenção sendo dada às práticas de comunicação interna, que podem contribuir para a promoção da qualidade nas organizações. Todo esforço para a melhoria da qualidade requer a participação de funcionários comprometidos com esse propósito. Contudo, para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. A presente pesquisa busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A investigação realizada foi conduzida através do método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação, considerada uma das referências mundiais em gestão da qualidade. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações, como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages105 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesecomunicação internapt_BR
dc.keywords.portugueseQualidadept_BR
dc.keywords.portuguesePromoção da qualidadept_BR
dc.keywords.englishInternal communicationpt_BR
dc.keywords.englishQualitypt_BR
dc.keywords.englishQuality promotionpt_BR
dc.orientador.principalSOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de-
dc.orientador.coorientadorMELLO, Carlos Henrique Pereira-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaQualidade e Produtopt_BR
dc.date.available2018-11-07T12:13:28Z-
dc.date.accessioned2018-11-07T12:13:28Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032263.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.