Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTELES, Tatiana de Paiva Zucareli-
dc.date.issued2018-10-02-
dc.identifier.citationTELES,Tatiana de Paiva Zucareli. Educação em Saúde e Textos de Divulgação Científica no Contexto Escolar: Um Estudo Bibliográfico. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1832-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar, em publicações da área de ensino de ciências, características relativas ao uso de Texto de Divulgação Científica (TDC) para abordagem de temas relacionados à saúde no contexto escolar, tanto no ensino fundamental (EF) quanto no ensino médio (EM), e suas contribuições para Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Para tal, foi realizado um levantamento nas publicações nacionais de artigos de revistas da área de Ensino de Ciências e de trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Foram encontrados onze trabalhos relatando tal abordagem, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram que as atividades didáticas descritas em tais trabalhos foram aplicadas de forma bem distribuída no ensino fundamental e no ensino médio. As atividades foram aplicadas principalmente nas disciplinas Ciências e Biologia. Aprender novos conceitos científicos e estabelecer relações entre o conteúdo abordado e seu cotidiano foram os objetivos didáticos mais citados nas atividades. Dentre as temáticas sobre saúde, a genética foi a mais abordada, seguida de nutrição e dengue. O tipo de TDC mais adotado nessas propostas foi revista de divulgação científica. Dentre as diversas estratégias didáticas abordadas nos trabalhos, houve maior predominância na leitura coletiva e realização de discussões. As contribuições didáticas mais observadas nos trabalhos foram aumento da participação e interesse as aulas e capacidade de articular conteúdos científicos com o cotidiano. Na análise da presença de aspectos da AC nas atividades didáticas mediadas pelo uso do TDC, reportadas nos trabalhos selecionados, foi observado que a maior parte dos trabalhos envolveu o entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. Quase metade dos trabalhos envolveu a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. Com menor frequência, encontramos trabalhos que remetiam à compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação em Saúde e Textos de Divulgação Científica no Contexto Escolar: Um Estudo Bibliográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages104 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseeducação em saúdept_BR
dc.keywords.portuguesetexto de divulgação científicapt_BR
dc.keywords.portuguesealfabetização científicapt_BR
dc.keywords.portugueseatividade didáticapt_BR
dc.keywords.portuguesepesquisa bibliográficapt_BR
dc.keywords.englishhealth educationpt_BR
dc.keywords.englishpopularization of sciencept_BR
dc.keywords.englishto scientific literacypt_BR
dc.keywords.englishdidactic activitiespt_BR
dc.keywords.englishliterature reviewpt_BR
dc.orientador.principalOLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.date.available2018-12-04T19:32:22Z-
dc.date.accessioned2018-12-04T19:32:22Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018143.pdf886,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.