Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTONHOLI, Orlando Araujo-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.citationTONHOLI, Orlando Araujo. Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1838-
dc.description.abstractEste estudo desenvolveu uma ferramenta CRM para apoio a tomada de decisões gerenciais na unidade de SPS (Safety and Productive Solutions) Soluções em Segurança e Produtividade da Honeywell do Brasil instalada no município de Itajubá, Minas Gerais. A pesquisa está associada ao trabalho de renovação de contratos de manutenção de equipamentos eletrônicos, que corresponde à uma subdivisão do setor de serviços da Honeywell do Brasil. Parte-se do pressuposto que a ausência ou subutilização de um sistema de informação aliado às estratégias de gestão de relacionamento com o cliente pode comprometer a performance e resultados dos negócios. O atual sistema de informação de gestão da empresa é responsável por armazenar os dados relativos as transações comerciais e operacionais dos negócios, mas não oferece um módulo de análise das informações para o apoio à tomada de decisões. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management) para prestar suporte operacional e analítico na gestão do relacionamento com o cliente para suporte à tomada de decisões gerenciais. As ações de gestão de relacionamento com o cliente que já são praticadas pela Honeywell comporam a Estratégia CRM, e é com base nesta estratégia que a ferramenta CRM foi desenvolvida. Para o levantamento de dados, foram aplicados os princípios da metodologia SSM (Soft System Methodology), sigla em Inglês para o termo Metodologia de Sistema Flexível. Esta metodologia sequencia o estudo em sete estágios, a fim de identificar, validar e implementar os elementos que vão compor tanto a Estratégia CRM quanto a ferramenta CRM. Outros instrumentos como questionários, grupo focal e matriz Ease/Benefit foram utilizados ao longo dos estágios do SSM como suporte para levantamento e análise dos dados coletados. Concluindo este estudo, foi identificado que as melhorias implantadas pela empresa nos últimos anos trouxeram progresso à performance dos negócios. Entretanto, em comparação com outras unidades da Honeywell, ainda há um potencial de crescimento a ser conquistado. Sendo assim, o emprego do sistema de informação respaldado pela Estratégia CRM conforme proposto por este estudo, pode vir a ser o fator diferencial para a empresa ampliar seus resultados. Ou seja, além de fortalecer o relacionamento com os clientes, esta abordagem possibilita que o processo de tomada de decisões disponha de análise dos dados que até então eram subutilizados neste processo. Por fim, com a ferramenta CRM já implementada e a gestão do relacionamento com o cliente planejada de forma estratégica, há um potencial de crescimento gradativo da receita de até 35% nos próximos anos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages116 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseTomada de Decisõespt_BR
dc.keywords.portugueseCRMpt_BR
dc.keywords.portugueseSSMpt_BR
dc.keywords.englishInformation Systemspt_BR
dc.keywords.englishDecision Makingpt_BR
dc.keywords.englishCRMpt_BR
dc.keywords.englishSSMpt_BR
dc.orientador.principalPINHO, Alexandre Ferreira de-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaAdministraçãopt_BR
dc.pg.areaAdministraçãopt_BR
dc.date.available2018-12-11T19:03:42Z-
dc.date.accessioned2018-12-11T19:03:42Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018149.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.