Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | THOMAZINE, Micheli Leal | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.citation | THOMAZINE, Micheli Leal. Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1857 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou desenvolver um estudo sobre os projetos interdisciplinares das ciências da natureza realizados em 2016 e 2017 no contexto das escolas públicas municipais de Itajubá que atendem a educação básica do 1° ao 5° ano. Para tanto, esse estudo pautou-se em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos acerca da Interdisciplinaridade e da Pedagogia dos Projetos. Como metodologia, elegeu-se a) a entrevista que é apropriada para conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores e b) a análise documental dos projetos políticos pedagógicos e dos projetos interdisciplinares analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Ao final do processo de análise, constatou-se pelas entrevistas e pela análise documental que há problemas conceituais que afetam a prática, falta de articulação entre a gestão escolar e os professores, falta de registro nos documentos oficiais e na práxis docente, pois não há registro de projetos e o que está no PPP não condiz com a prática apresentada, falta de apoio dos especialistas aos professores, ausência da avaliação no processo da pedagogia de projetos e aplicá-la de forma processual e formativa e falta de uma formação continuada aos gestores e professores com o intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pela pesquisa. Considera-se importante que a gestão escolar trabalhe na perspectiva da autonomia docente para incentivar práticas de projetos interdisciplinares e garantir o êxito destas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 141 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Pedagogia dos Projetos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.keywords.english | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.keywords.english | Project Pedagogy | pt_BR |
dc.keywords.english | School Management | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2019-01-29T17:02:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T17:02:54Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2018160.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.