Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTHOMAZINE, Micheli Leal-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationTHOMAZINE, Micheli Leal. Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1857-
dc.description.abstractA presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou desenvolver um estudo sobre os projetos interdisciplinares das ciências da natureza realizados em 2016 e 2017 no contexto das escolas públicas municipais de Itajubá que atendem a educação básica do 1° ao 5° ano. Para tanto, esse estudo pautou-se em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos acerca da Interdisciplinaridade e da Pedagogia dos Projetos. Como metodologia, elegeu-se a) a entrevista que é apropriada para conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores e b) a análise documental dos projetos políticos pedagógicos e dos projetos interdisciplinares analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Ao final do processo de análise, constatou-se pelas entrevistas e pela análise documental que há problemas conceituais que afetam a prática, falta de articulação entre a gestão escolar e os professores, falta de registro nos documentos oficiais e na práxis docente, pois não há registro de projetos e o que está no PPP não condiz com a prática apresentada, falta de apoio dos especialistas aos professores, ausência da avaliação no processo da pedagogia de projetos e aplicá-la de forma processual e formativa e falta de uma formação continuada aos gestores e professores com o intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pela pesquisa. Considera-se importante que a gestão escolar trabalhe na perspectiva da autonomia docente para incentivar práticas de projetos interdisciplinares e garantir o êxito destas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleTextos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages141 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseInterdisciplinaridadept_BR
dc.keywords.portuguesePedagogia dos Projetospt_BR
dc.keywords.portugueseGestão Escolarpt_BR
dc.keywords.englishInterdisciplinaritypt_BR
dc.keywords.englishProject Pedagogypt_BR
dc.keywords.englishSchool Managementpt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEnsino e Aprendizagem na Educação em Ciênciaspt_BR
dc.date.available2019-01-29T17:02:54Z-
dc.date.accessioned2019-01-29T17:02:54Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018160.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.