Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRANCO, Alessandro Luiz-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationReferência: BRANCO, Alessandro Luiz. Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1868-
dc.description.abstractO desenvolvimento de produtos é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dos mercados, aumento da diversidade e variedade, além da redução do ciclo de vida dos produtos no mercado. Neste sentido, orientar os processos de trabalho iniciais, que visam garantir o atingimento do resultado previsto no início do desenvolvimento do produto ou projeto, por meio da entrega de seu escopo, no custo e no prazo acordado, com os recursos previstos e garantindo a satisfação das partes interessadas, se torna um diferencial. O objetivo deste trabalho é demonstrar os resultados obtidos na Projetização do Processo de Ofertas Comerciais de uma empresa do segmento aeronáutico, de alta tecnologia, situada no sul de Minas Gerais, por meio da análise e reorganização de seu fluxo de valor, baseado em metodologias e conceitos solidificados e padronizados no cenário corporativo, como são os casos do Lean Office e do Project Management Institute. Os resultados da pesquisa apontaram que a implementação deste novo modelo projetizado para a elaboração de ofertas, no início do ano de 2016, contribuiu com o aumento da taxa de entrega de ofertas de 30% para 98% e, com a redução do tempo médio de entrega das ofertas de 54 para 4,8 dias, quando se comparam os dados de 2015 e 2016. Vale ainda ressaltar que tais benefícios não foram somente percebidos pelos clientes internos, mas também pelos clientes externos, os quais apontaram a melhoria na clareza da oferta, alinhamento ao escopo solicitado e tempo de resposta, em pesquisa de satisfação de clientes realizada em 2017, quando comparada à mesma pesquisa realizada em 2015.pt_BR
dc.titleProjetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages79 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesePDPpt_BR
dc.keywords.portuguesePMIpt_BR
dc.keywords.portuguesePMBoKpt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimento de Produtospt_BR
dc.keywords.portugueseGerenciamento de Projetospt_BR
dc.keywords.portugueseProjetização de Ofertas Comerciaispt_BR
dc.keywords.englishPDPpt_BR
dc.keywords.englishPMIpt_BR
dc.keywords.englishPMBoKpt_BR
dc.keywords.englishProducts Developmentpt_BR
dc.keywords.englishProject Managementpt_BR
dc.keywords.englishProjectized Commercial Offerspt_BR
dc.orientador.principalMELLO, Carlos Henrique Pereira-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.date.available2019-02-05T17:36:10Z-
dc.date.accessioned2019-02-05T17:36:10Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019006.pdf6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.