Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RIBEIRO, Ney Candido da Silva | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ney Candido da Silva. Potencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelard. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1872 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho procura discutir o potencial e as limitações da utilização dos laboratórios remotos no Ensino Médio sob a luz da filosofia de Gaston Bachelard, mais precisamente sob a luz de seus Obstáculos Epistemológicos. Para a realização dessa pesquisa, doze alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Itajubá, na disciplina de física, foram sorteados, sendo que seis realizaram o experimento remotamente e seis realizaram o experimento presencialmente. Para a construção da presente dissertação, inicialmente serão delineadas as motivações que levaram o autor a realizar essa pesquisa. Na sequência, serão apresentadas as principais iniciativas mundiais em laboratórios remotos e os desafios encontrados na aplicação desse recurso pedagógico. Na próxima seção serão discutidos os objetivos dessa pesquisa. Em seguida, serão apresentados os aspectos metodológicos que nortearam esse trabalho. O referencial teórico de Bachelard se encontra na sequência, onde serão apresentados os aspectos de sua filosofia que contribuíram para a execução desse trabalho. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Potencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelard | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 92 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Laboratórios Remotos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Gaston Bachelard | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Obstáculos epistemológicos | pt_BR |
dc.keywords.english | Remote Laboratories | pt_BR |
dc.keywords.english | Gaston Bachelard | pt_BR |
dc.keywords.english | Epistemological obstacles | pt_BR |
dc.orientador.principal | MONTEIRO, Marco Aurelio Alvarenga | - |
dc.orientador.coorientador | CAETANO, Thiago Costa | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2019-02-12T17:19:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T17:19:38Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2019007.pdf | 817,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.