Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Ney Candido da Silva-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ney Candido da Silva. Potencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelard. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1872-
dc.description.abstractEsse trabalho procura discutir o potencial e as limitações da utilização dos laboratórios remotos no Ensino Médio sob a luz da filosofia de Gaston Bachelard, mais precisamente sob a luz de seus Obstáculos Epistemológicos. Para a realização dessa pesquisa, doze alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Itajubá, na disciplina de física, foram sorteados, sendo que seis realizaram o experimento remotamente e seis realizaram o experimento presencialmente. Para a construção da presente dissertação, inicialmente serão delineadas as motivações que levaram o autor a realizar essa pesquisa. Na sequência, serão apresentadas as principais iniciativas mundiais em laboratórios remotos e os desafios encontrados na aplicação desse recurso pedagógico. Na próxima seção serão discutidos os objetivos dessa pesquisa. Em seguida, serão apresentados os aspectos metodológicos que nortearam esse trabalho. O referencial teórico de Bachelard se encontra na sequência, onde serão apresentados os aspectos de sua filosofia que contribuíram para a execução desse trabalho. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePotencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelardpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages92 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseLaboratórios Remotospt_BR
dc.keywords.portugueseGaston Bachelardpt_BR
dc.keywords.portugueseObstáculos epistemológicospt_BR
dc.keywords.englishRemote Laboratoriespt_BR
dc.keywords.englishGaston Bachelardpt_BR
dc.keywords.englishEpistemological obstaclespt_BR
dc.orientador.principalMONTEIRO, Marco Aurelio Alvarenga-
dc.orientador.coorientadorCAETANO, Thiago Costa-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2019-02-12T17:19:38Z-
dc.date.accessioned2019-02-12T17:19:38Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019007.pdf817,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.